1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ucrânia: Rússia diz que os EUA "estão a brincar com o fogo"

Reuters
17 de maio de 2024

O vice-chefe da diplomacia russa afirma que os EUA entraram há muito numa "guerra indireta" com Moscovo em relação à Ucrânia.

https://p.dw.com/p/4g0WZ
Vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Ryabkov
Foto: Maxim Shemetov/REUTERS

Os comentários do vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Ryabkov, numa entrevista à agência noticiosa estatal TASS, refletem a crescente preocupação com o que Moscovo considera ser uma perigosa "escalada ocidental" na Ucrânia, à medida que as forças russas avançam em vários locais.

"Alertamos que estão a brincar com o fogo", disse Ryabkov à TASS, referindo-se aos Estados Unidos."Não se apercebem que, para satisfazer as suas próprias ideias geopolíticas, estão a aproximar-se de uma fase em que será muito difícil controlar o que está a acontecer e evitar uma crise dramática".

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de estar a travar uma guerra de agressão não provocada na Ucrânia, para se apoderar de território. Moscovo afirma que a sua "operação militar especial", lançada em fevereiro de 2022, é defensiva e visa reforçar a segurança russa contra o Ocidente.

A Rússia interpretou os recentes comentários de diplomatas ocidentais como uma mudança agressiva de posição, e o Ministério da Defesa russo disse este mês que o Presidente Vladimir Putin tinha ordenado exercícios para ensaiar a utilização de armas nucleares táticas, o que as autoridades disseram ser uma resposta à retórica ocidental.

Uma "paz justa" na Ucrânia