1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Liberdade de imprensaAngola

Tchizé dos Santos "triste" com fim de Vida TV

Lusa
18 de junho de 2021

Tchizé dos Santos, filha do ex-Presidente angolano, que esteve na origem da Vida TV, manifestou-se "triste" com o fim do canal que lança 300 pessoas no desemprego e disse querer lançar um novo canal no mercado português.

https://p.dw.com/p/3vCNE
Visuelle Journalisten in Nahost & Afrika | Kameramann beim NY-Forum Africa
Foto ilustrativaFoto: Godong/picture alliance

Em declarações à Lusa, a empresária Tchizé dos Santos afirmou: "O que se está a passar com os veículos de conteúdos e outros meios de comunicação suspensos e/ou encerrados por força da mudança da legislação proposta pelo partido MPLA e seu Governo, com o respaldo da maioria qualificada no Parlamento conseguida sabe-se lá como, é deveras lamentável num país onde o Governo havia prometido promover 500 mil empregos em 2017".

A operadora DSTv, detida pela sul-africana Multichoice, anunciou esta sexta-feira (18c.06)  que vai retirar da sua plataforma a Vida TV, um dos três canais suspensos desde abril por decisão do Governo angolano, que invocou "inconformidades".

A Vida TV já tinha comunicado internamente a decisão aos seus colaboradores anunciando que vai fechar portas em 31 de julho, deixando no desemprego mais de 300 profissionais, na sequência da rescisão do contrato com a DSTv.

"Boicotes e perseguição financeira"

"É muita gente no desemprego, equipas inteiras de jornalistas, apresentadores, pessoal logístico. Preferia que ficassem com o canal e mantivessem os empregos", lamentou a filha do ex-Presidente de Angola. 

Tchizé dos Santos garante ter cumprido o que estava estabelecido tendo em conta a legislação vigente na época em que o canal foi lançado (2018) e lamentou os "boicotes e perseguição financeira" por parte do Estado angolano.

Kampagne in Benguela Angola
Tchizé (dir.) ao lado da irmã Isabel dos SantosFoto: DW/N. Sul d'Angola

"Foi mudada a lei propositadamente para obrigar todos os que quiserem emitir um canal de televisão passarem a ter que pagar aproximadamente um milhão de dólares norte-americanos, porém as leis e decretos não deviam ser retroativos e deviam ser respeitados os direitos adquiridos de quem já estava a operar à luz das regras anteriores", sublinhou.

"Nunca ninguém a viu por aqui"

Tchizé dos Santos, foi uma das investidoras iniciais da Vida TV, mas de acordo com uma fonte do canal, que pediu para não ser identificada, a filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos foi convidada a sair do projeto poucos meses depois do início da operação, "por causa dos seus interesses pessoais e políticos".

"Nunca tivemos nenhuma contribuição da senhora, nunca ninguém a viu por aqui e ninguém estava a trabalhar sob a sua orientação ou agenda, basta olhar para o conteúdo produzido. Mas ficámos pelo caminho por causa dessa infeliz associação", disse a fonte, sublinhando que "quem aqui está [Vida TV], só queria trabalhar, não quer saber de política".

À Lusa, Tchizé dos Santos considerou que os seus sócios foram pressionados a afastá-la na altura, para poderem manter o canal. "Hoje vê-se que nem isso bastou", comentou.

Saltar a secção Mais sobre este tema