1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresMoçambique

Moçambique: Oito mortos e desaparecidos em novo naufrágio

Lusa
15 de abril de 2024

Pelo menos oito pessoas morreram e outras quatro estão desaparecidas na sequência do naufrágio de uma canoa no rio Zambeze, na província de Sofala, no centro de Moçambique, disse hoje o administrador local.

https://p.dw.com/p/4eos9
Foto de arquivo
Foto de arquivoFoto: DW/Johannes Beck

"O naufrágio ocorreu devido a sobrelotação da canoa (...). Perderam a vida oito pessoas, seis crianças e dois adultos", disse Nobre dos Santos, administrador do distrito de Caia, na província de Sofala, onde o acidente ocorreu.

A canoa transportava um total de 12 pessoas, sobretudo camponeses, que pretendiam visitar os seus campos agrícolas na ilha Moto, atravessando o rio Zambeze, quando o barco naufragou por voltas das 06:00 (05:00 em Lisboa), avançou a fonte.

Quatro pessoas continuam desaparecidas e as operações de busca prosseguem, assegurou o administrador. 

"Temos uma embarcação no local, estão lá os técnicos do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastre, está lá a marinha e está lá os serviços distritais", declarou.

Pelo menos 98 pessoas morreram na última semana após um naufrágio em Nampula
Pelo menos 98 pessoas morreram na última semana após um naufrágio em NampulaFoto: Juan Luis Rod/AA/picture alliance

Tragédia em Nampula

 O acidente em Caia ocorre uma semana após atragédia de Nampula,onde um barco de pesca com mais de 130 pessoas também naufragou, provocando a morte de, pelo menos, 98 pessoas.

De acordo com as autoridades marítimas em Nampula, a embarcação de pesca não estava autorizada a transportar passageiros nem tinha condições para o efeito e as pessoas que transportava fugiam a um surto de cólera no continente, com destino à Ilha de Moçambique, tendo o naufrágio acontecido a cerca de cem metros desta costa.

O Conselho de Ministros de Moçambique decretou luto nacional de três dias na sequência do acidente, com vários países parceiros de Moçambique a manifestarem a sua solidariedade face à tragédia.