1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Inundações podem afetar mais de um milhão

Lusa
25 de outubro de 2021

Comité das Bacias Hidrográficas alerta que cheias em Sofala e Manica poderão afetar 1,2 milhão de pessoas nos próximos meses. Autoridades em zonas de risco implementam medidas de mitigação do impacto das chuvas.

https://p.dw.com/p/4294a
Mosambik | MSN in Buzi
Área do rio Búzi ficou devastada com a passagem do Idai em 2019Foto: MSF/Pablo Garrigos

Mais de 1,2 milhão de pessoas poderão ser afetadas por inundações em oito distritos das províncias de Sofala e Manica, na região centro de Moçambique, anunciou esta segunda-feira (25.10) o Comité das Bacias Hidrográficas de Búzi e Pungue.

O porta-voz da entidade, António Melembe, avançou, em declarações à Rádio Moçambique, que se prevê "um risco elevado" de cheias nos oito distritos, para os próximos meses, à semelhança que acontece em cada época chuvosa, de outubro a março.

António Melembe avançou que as autoridades das zonas em risco de inundações estão empenhadas na implementação de medidas visando a mitigação do impacto das intempéries.

Zyklon Ikai | Evakuierungszentrum in Mosambik
Abrigo na Beira para pessoas afetadas pelo ciclone Idai em 2019 Foto: AFP/Y. Chiba

Acompanhamento dos rios

Por outro lado, prosseguiu, as estações de monitorização de cheias estão a ser preparadas para poderem fazer um acompanhamento do caudal dos rios da região.

Em agosto, a União Europeia anunciou que vai desembolsar 32,8 milhões de euros para o mapeamento de zonas de riscos de desastres naturais no rio Búzi. A gestão do projeto ficaria por conta do Programa Alimentar Mundial. O projeto beneficiará 342 povoados situados ao longo da bacia do Búzi.  

"Estamos entre 80% e 90% em nível de prontidão para monitorizar o comportamento dos rios", declarou o porta-voz do Comité das Bacias Hidrográficas de Búzi e Pungué.

António Melembe disse que as inundações podem afetar os distritos de Búzi, Beira, Nhamatanda, Dondo, Chibabava e Goronga, na província de Sofala, e de Mossurize e Sussundenga, na província de Manica.

Moçambique: Heróis nas cheias do Búzi