1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Medicina tradicional dá oportunidades de negócios aos agricultores no Benim

16 de julho de 2010

No Benim, uma organização pretende reforçar a medicina tradicional através da sua modernização. A maior parte da população no Benim vive da agricultura. Mas a sobrevivência é cada vez mais difícil para os lavradores.

https://p.dw.com/p/ONZ8
Os curandeiros de Tokoro, no Benim, gozam de prestígio em todo o país.Foto: DW

Os especialistas defendem mesmo assim que existem soluções para o problema dos agricultores daquele país da África Ocidental. Alegadamente bastará alterar os métodos e as técnicas de cultivo, e redescobrir também os produtos tradicionais, um pouco esquecidos nos últimos anos. E apontam como exemplo as ervas, plantas e árvores utilizadas na medicina tradicional africana.

De facto, recentemente foi fundada no Benim uma organização que tem como objectivo reactivar e reciclar profissionalmente os praticantes da medicina tradicional africana. Ao mesmo tempo, tenta-se recuperar as plantas medicinais, algumas das quais quase desaparecidas, e que eram utilizadas nessa mesma medicina.

Traditionelle Bienenzucht im Garten von Tokoro in Benin
No jardim de Tokoro, para além do cultivo de plantas, também a apicultura obedece à tradição.Foto: Yann Durand

Godjouri Bello Allou, da Radio Deeman Parakou, no Benim, e Yann Durand da Deutsche Welle visitaram a pequena aldeia de Tokoro, de onde vieram com a seguinte reportagem, apresentada por António Cascais.