Indonésia: Tsunami deixa rasto de destruição e mais de 350 mortos | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 29.09.2018

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Indonésia: Tsunami deixa rasto de destruição e mais de 350 mortos

Dois terramotos de magnitude 6,1 e 7,5 atingiram, esta sexta-feira (28.09), a ilha de Celebes, na Indonésia. Autoridades estimam que hajam mais de 500 feridos, estando em curso as operações de resgate.

O novo balanço das autoridades da Indonésia dão conta de que 384 pessoas perderam a vida na conhecida estância turística de Palu, capital da província central de Sulawesi, em consequência dos dois terramotos e, consequente tsunami,que abalaram, esta sexta-feira (29.09).

Numa conferência de imprensa, na capital Jacarta, o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, deu conta que a catástrofe natural deixou mais de 500 feridos e que 29 pessoas estão ainda desaparecidas.

Os hospitais não têm mãos a medir para a quantidade de pessoas feridas, havendo muitas vítimas a ser tratadas ao ar livre. Por seu lado, os sobreviventes têm estado a fazer o transporte das vítimas mortais.

Centenas de pessoas encontravam-se na praia a trabalhar nos preparativos para um festival, que deveria começar na sexta-feira (28.09), quando se deu a catástrofe. "O tsunami arrastou carros, troncos, casas, atingiu tudo em terra", disse o porta-voz Sutopo Purwo Nugroho.

A catástrofe deixou mais de mil edifícios destruídos ou danificados sendo, neste momento, a principal prioridade o reestabelecimento dos serviços de energia elétrica e telecomunicações.

Erdbeben Tsunami in Indonesien Palu

Sobreviventes transportam vítimas da tragédia na cidade de Palu

A Indonésia é frequentemente afetada por sismos por se encontrar no "Anel de Fogo do Pacífico", um círculo de vulcões e falhas sísmicas na bacia do Pacífico.

Em dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,1 ao largo de Sumatra, oeste da Indonésia, provocou um tsunami que matou 230 mil pessoas numa dezena de países.

Leia mais