1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló promete visitar Kiev

Lusa
4 de agosto de 2022

O Presidente da Guiné-Bissau anunciou esta quinta-feira (04.09) a intenção de visitar a Ucrânia em data a indicar, na sequência de uma conversa telefónica que manteve com o líder do país, Volodymyr Zelensky.

https://p.dw.com/p/4F9Gj
Guinea-Bissau Umaro Sissoco Embaló in Ruanda
Foto: Pressebüro der Präsidentschaft der Republik Guinea-Bissau/Jakadi

Através da página oficial da rede social Facebook, Umaro Sissoco Embaló informou ter abordado com Volodymyr Zelensky "vários temas" e ainda que acordaram uma visita a Kiev juntamente com o presidente em exercício da União Africana, o chefe de Estado do Senegal, Macky Sall.

A reunião entre Embaló e Zelensky, anunciada por videoconferência, acabou por ser um contacto telefónico. Nos últimos dias, a Internet tem conhecido problemas na Guiné-Bissau.

Guiné-Bissau em nome da paz

A mesma fonte da presidência guineense assinalou ainda que a Guiné-Bissau está a trabalhar no sentido de reforçar o diálogo entre as partes em conflito e encorajar o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O Presidente Sissoco Embaló aproveitou a oportunidade para saudar as recentes medidas que levaram ao levantamento do bloqueio que existia sobre os portos ucranianos, o que permitiu a partida de um primeiro navio carregado de cereais da Ucrânia para o Líbano. 

A fonte salientou que aquele acordo foi patrocinado pelas Nações Unidas e a Turquia. No passado mês de março, Umaro Sissoco Embaló manifestou a disponibilidade de servir de ponte entre a Rússia e a Ucrânia para acabar com as hostilidades, com base "na longa experiência em conflitos" da Guiné-Bissau.

Crise alimentar é também "oportunidade" para África

Saltar a secção Mais sobre este tema