A brigada Abu Bakr al-Sadiq, um dos grupos armados que controlam a localidade de Zenten (a cerca de 170 km a sudoeste de Trípoli), onde Seif al-Islam estava detido, disse que a libertação, na noite de sexta-feira (09.06), decorreu da aplicação de uma amnistia promulgada pelo parlamento.
Zenten é controlada por grupos armados que se opõem ao Governo de unidade nacional líbio, instalado na capital Trípoli, e reconhecido pela comunidade internacional, mas que luta por estender o poder a todo o território nacional.
Não há imagens que confirmem a libertação de Seif al-Islam. Contudo, o seu advogado, Khaled al-Zaidi, confirmou a notícia e acrescentou que o filho do antigo dirigente líbio foi levado para outra cidade, sem avançar o nome por questões de segurança.
Seif al-Islam foi condendo à morte por fuzilamento por um tribunal de Trípoli, em julho de 2015, acusado de crimes cometidos na repressão ao levantamento popular contra o antigo ditador, Mouammar Khadafi, em 2011.
Tal como outros nomes do antigo regime de Khadafi, Saif al-Islam é procurado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, sob suspeita de crimes de guerra e contra a humanidade.
Saif, de 44 anos, foi capturado em novembro de 2011 no sul da Líbia, onde se preparava para escapar para o Níger, depois da queda do regime de Khadafi, deposto e morto em outubro desse ano.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
1) Malam Bacai Sanhá, Presidente da Guiné-Bissau (2012)
Malam Bacai Sanhá morreu em 2012. Ele sofria de diabetes e morreu em Paris, aos 64 anos, menos de três anos depois de chegar ao poder. Sanhá tinha vários problemas de saúde.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
2) João Bernardo "Nino" Vieira, Presidente da Guiné-Bissau (2009)
João Bernardo "Nino" Vieira foi assassinado em março de 2009. Tinha 69 anos de idade. Esteve no poder durante mais de duas décadas. Tornou-se primeiro-ministro em 1978 e, em 1980, tomou a Presidência. Ficou no cargo até 1999, ano em que foi para o exílio. Regressou a Bissau em 2005 e venceu nesse ano as presidenciais.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
3) Mouammar Kadhafi, chefe de Estado da Líbia (2011)
Mouammar Kadhafi foi assassinado em 2011. Kadhafi, auto-intitulado líder da "Grande Revolução" da Líbia, foi morto por forças rebeldes em circunstâncias ainda por esclarecer. Estava no poder há 42 anos, desde um golpe de Estado contra a monarquia líbia em 1969, onde não houve derramamento de sangue. A sua liderança chegou ao fim com a chamada "Primavera Árabe".
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
4) Umaru Musa Yar'Adua, Presidente da Nigéria (2010)
Umaru Musa Yar'Adua morreu em 2010 aos 58 anos de idade. Morreu no seu país, vítima de uma inflamação do pericárdio – estava há apenas três anos no poder. Já durante a campanha eleitoral, Yar'Adua teve de se ausentar várias vezes devido a problemas de saúde. Depois de ser eleito, em 2007, a sua saúde deteriorou-se rapidamente.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
5) Lansana Conté, Presidente da Guiné-Conacri (2008)
Após 24 anos no poder, Lansana Conté morreu de "doença prolongada" aos 74 anos de idade. O Presidente da Guiné-Conacri sofria de diabetes e de problemas cardíacos. Conté foi o segundo chefe de Estado do país, de abril de 1984 até à sua morte, em dezembro de 2008.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
6) John Atta Mills, Presidente do Gana (2012)
John Atta Mills morreu de apoplexia em 2012. Tinha 68 anos. Atta Mills esteve apenas três anos no poder. Enquanto chefe de Estado, introduziu uma série de reformas sociais e económicas que lhe granjearam fama a nível local e internacional.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
7) Meles Zenawi, primeiro-ministro da Etiópia (2012)
Meles Zenawi morreu na Bélgica aos 57 anos de idade, vítima de uma infeção não especificada. Zenawi liderou a Etiópia durante 21 anos – como Presidente, de 1991 a 1995, e como primeiro-ministro, de 1995 a 2012. Foi elogiado por introduzir o multipartidarismo, mas criticado por reprimir violentamente os protestos do povo Oromo no norte da Etiópia.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
8) Omar Bongo, Presidente do Gabão (2009)
Omar Bongo morreu em Barcelona, Espanha, em junho de 2009, vítima de cancro nos intestinos. Bongo estava no poder há 42 anos e morreu aos 72 anos de idade. Foi um dos líderes que esteve mais tempo no poder e um dos mais corruptos. Bongo acumulou uma riqueza imensa enquanto a maior parte da população vivia na pobreza, apesar de o país ter grandes receitas de petróleo.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
9) Michael Sata, Presidente da Zâmbia (2014)
Michael Sata morreu no Reino Unido aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. Após a sua eleição em 2011, circularam rumores sobre o estado de saúde do Presidente. As suas ausências em eventos oficiais alimentaram ainda mais as especulações, apesar dos seus porta-vozes garantirem que estava tudo bem.
-
Dez líderes africanos que morreram em exercício
10) Bingu wa Mutharika, Presidente do Malawi (2012)
Bingu wa Mutharika morreu em 2012. Teve um ataque cardíaco e faleceu dois dias depois, aos 78 anos de idade. Esteve oito anos no poder e ganhou gama internacional devido às suas políticas agrícolas e de alimentação. A sua reputação ficou manchada por uma onda de protestos por ter gasto 14 milhões de dólares num jato presidencial.
Autoria: Silja Fröhlich, gcs