Drogas e Abuso de Substâncias | Educação: Learning by Ear - Aprender de Ouvido | DW | 09.01.2012
  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Educação

Drogas e Abuso de Substâncias

O número dependentes de drogas em África tem aumentado de forma assustadora nos últimos anos. A história de Júlio, Zacarias e Osvaldo mostra como é fácil entrar no mundo das drogas e como ele pode ser destrutivo.

Canábis, cocaína, opiáceos ou anfetaminas são alguns dos tipos de drogas que estão a ser consumidas em todo mundo e cada vez mais em África

Canábis, cocaína, opiáceos ou anfetaminas são alguns dos tipos de drogas que estão a ser consumidas em todo mundo e cada vez mais em África

As drogas não são novidade para as sociedades africanas: O khat, uma droga da África Ocidental, pertence há muito tempo a tradições daquela região. Na África do Sul, por exemplo, o consumo de cannabis integra ritos culturais e tradicionais. Mas com o aumento da pobreza, o colapso da estrutura social tradicional, trabalhadores migrantes, assim como com o êxodo urbano, o consumo de drogas está a ficar fora de controlo.

Drogas duras estão a ser cada vez mais usados. Além disso, graças à fácil distribuição e forte publicidade, mais e mais pessoas ficam viciadas em álcool e cigarros.

As implicações para as sociedades são desastrosas. A nossa radionovela ilustra esta realidade de forma emocionante. Vamos dar o exemplo dos jovens Júlio, Zacarias e Osvaldo, que são confrontados com o abuso de drogas e logo aprendem a lição dolorosa. No entanto a nossa história vai muito além dos nossos três amigos! Vamos também tratar a questão do envolvimento de funcionários de governos em escândalos de contrabando de drogas.

O “Learning by Ear – Aprender de Ouvido” está disponível em seis línguas: amárico, francês, hausa, inglês, português e suaíli. O programa é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento alemão.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados

Downloads