1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Brasil: PALOP acreditam no reforço de relações com Lula

Lusa | nn
31 de outubro de 2022

Vários chefes de Estado e de Governo reagiram esta segunda-feira à vitória de Lula da Silva na segunda volta das presidenciais no Brasil, incluindo líderes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

https://p.dw.com/p/4IsIK
Mosambik CPLP sendet Mission an Cabo Delgado - P1240043
Foto: João Carlos/DW

O Presidente de Moçambique saudou esta segunda-feira (31.10) o "irmão Lula" pela vitória nas eleições para a presidência do Brasil, referindo que foi uma conquista feita com "coragem". "Foi uma vitória conquistada pela perseverança, humildade, fé na justiça e, sobretudo, foi uma vitória da coragem do povo brasileiro de enfrentar o futuro consigo, rumo a um país mais forte e justo", escreveu Filipe Nyusi na página oficial do Facebook.

O estadista referiu que "Moçambique sempre partilhou com o Brasil os momentos mais marcantes da sua história e vice-versa, como irmãos que partilham um caminho cujo destino os guia para o bem-estar e justiça".

As felicitações "do povo moçambicano para o povo brasileiro", são dadas no início de uma "nova caminhada de esperança aberta pela sua eleição rumo a uma nova era de cooperação e reforço da nossa irmandade". 

Também o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmaram esta segunda-feira acreditar no reforço das relações com o Brasil após a eleição de Lula da Silva na segunda volta do pleito.

"Felicito Lula da Silva pela sua vitória nas eleições presidenciais", afirmaram ambos, em mensagens divulgadas nas respetivas contas na rede social Facebook.

"Espero podermos trabalhar juntos para reforçar ainda mais as relações de amizade e de cooperação entre Brasil e Cabo Verde", acrescentou na sua mensagem o chefe de Estado, José Maria Neves.

Jair Bolsonaro obteve 49,1%

Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (esquerda) foi eleito no domingo (30.10) Presidente do Brasil, com 50,9%, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%, depois de contados todos os votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"As relações entre os nossos países serão reforçadas, assim como ao nível da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], onde o Brasil desempenha um papel muito importante", afirmou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, na sua mensagem de felicitação.

Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, obteve mais de 60,3 milhões de votos (50,9% do total), com uma vantagem superior a 2,1 milhões face a Bolsonaro (extrema-direita), que conseguiu 58,2 milhões (49,1%), nas presidenciais de domingo, indicou o portal do TSE.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio do Planalto. O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).