1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaBrasil

Eleições: Brasil regressa às urnas para escolher Presidente

DW (Deutsche Welle) | Lusa
30 de outubro de 2022

Lula da Silva ou Jair Bolsonaro? Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas, este domingo (30.10), para a segunda volta das presidenciais. Os dois candidatos já votaram e nenhum admite perder.

https://p.dw.com/p/4Iqqq
Brasilien Präsidentschaftsdebatte vor den nationalen Wahlen in Rio de Janeiro
Foto: MAURO PIMENTEL/AFP

Mais de 156 milhões de brasileiros vão hoje às urnas para a segunda volta das presidenciais brasileiras que põe frente a frente, e pela primeira vez na história do país, um Presidente, Jair Bolsonaro, e um ex-Presidente, Lula da Silva.

Segundo os principais institutos de sondagens, Lula da Silva é o preferido com cerca de sete pontos percentuais à frente do atual Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Mas a previsão é de que seja uma eleição muito disputada com possibilidade de vitória para os dois lados.

Na primeira volta das eleições realizadas a 02 de outubro, Lula também era o favorito e venceu mesmo com 48,4%. Contudo, as sondagens não descortinaram a força de Jair Bolsonaro que acabou com 43,2%.

Wahlen in Brasilien I Bolsonaro
Jair Bolsonaro votou no Rio de JaneiroFoto: Pablo Porciuncula/AFP/Getty Images

Ambos os candidatos votaram na manhã deste domingo.  Jair Bolsonaro chegou à sua mesa de voto assim que as urnas foram abertas na cidade do Rio de Janeiro. Vestido com as cores verde e amarela, o candidato disse estar confiante de que será reeleito.

"Expectativa de vitória, pelo bem do Brasil. Só tivemos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser, seremos vitoriosos hoje à tarde. Ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde", disse aos jornalistas do lado de fora da Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde votou.

Já Luiz Inácio Lula da Silva votou em São Bernando do Campo cerca de huma hora mais tarde. Aos jornalistas afirmou que o povo decidirá o modelo de Brasil que deseja.

Brasilien Stichwahl zur Präsidentschaftswahl
Depois de votar, Lula da Silva beijou o comprovativoFoto: NELSON ALMEIDA/AFP

"Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, por que hoje o povo vai definir o modelo de Brasil que deseja, o modelo de vida que quer", declarou aos jornalistas depois de votar acompanhado do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, e da deputada federal eleita Marina Silva.

Depois de votar, Lula da Silva beijou o comprovativo, repetindo o gesto da primeira volta das eleições. O ex-Presidente demonstrou confiança e fez um discurso de pacificação ao falar, manifestando ter fé que os eleitores vão escolher um projeto que defende a democracia.

"As pessoas vão voltar a viver com cidadania e toda a decência que a cidadania deve ter (...) Peço a Deus que seja um dia de paz, um dia tranquilo para que as pessoas votem com tranquilidade e no final esperamos que possamos respeitar o resultado final", afirmou.

Em causa nestas eleições estão duas personalidades antagónicas que dividiram o país em dois numa polarização nunca antes vista na sociedade brasileira.

Os mais de 156 milhões de eleitores poderão votar até às 17:00 de Brasília (21:00 na Alemanha) nas mais de 570 mil urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Saltar a secção Mais sobre este tema