1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bissau: Congresso do PRS arranca hoje após adiamento

Lusa
10 de janeiro de 2022

Vários candidatos disputam a liderança do Partido de Renovação Social (PRS). Congresso da terceira força política mais votada no país decorre em Bissau.

https://p.dw.com/p/45Kki
Protesto de militantes do PRS em junho de 2019 contra o Governo e contra o então Presidente José Mário Vaz
Foto de arquivo: Protesto de militantes do PRS em junho de 2019Foto: DW/F. Tchuma Camará

O VI congresso do Partido de Renovação Social (PRS) da Guiné-Bissau começa esta segunda-feira (10.01) nos arredores de Bissau.

O evento, que deveria ter decorrido em setembro passado, foi adiado por duas vezes devido aos constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19.

Sob o lema "Legado Político de Kumba Ialá face aos desafios de desenvolvimento", o congresso vai decorrer até quinta-feira (13.01) e conta com 901 delegados que vão eleger a nova direção do partido.

Dez pessoas apresentaram candidatura à presidência do partido, entre as quais se destacam a do secretário-geral cessante, Florentino Mendes Pereira, do atual ministro das Pescas, Mário Fambé, de Artur Sanhá, Augusto Pequena, Certório Biote, Dionísio Cabi e Ibraima Sori Djaló.

O presidente cessante, Alberto Nambeia, que esteve vários meses ausente do país, é candidato a mais um mandato.

"Estão reunidas as condições necessárias para realizarmos o congresso", afirmou no domingo, em conferência de imprensa, em Bissau, Orlando Viegas, presidente da comissão organizadora do congresso e vice-presidente do PRS.

Do pós-eleições ao avião "suspeito": Guiné-Bissau em crise

Saltar a secção Mais sobre este tema