1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresMoçambique

Beira ganha mapa de risco face a desastres naturais

Lusa
12 de maio de 2021

Com meio milhão de habitantes, Beira é a zona urbana de Moçambique mais afetada por ciclones e outras tempestades. Mapa foi entregue ao Instituto Nacional de Gestão de Desastres pela agência de cooperação japonesa.

https://p.dw.com/p/3tHH1
Mosambik Beira nach dem Zyklon Idai
Ciclone Idai, em 2019Foto: Getty Images/AFP/Y. CHiba

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) entregou ao Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) de Moçambique um mapa de risco da cidade da Beira, centro do país, para minimizar o impacto de desastres naturais, anunciaram as entidades envolvidas.

"Acreditamos que este mapa irá desempenhar um papel fundamental e indispensável no processo de reconstrução da cidade da Beira", referiu Hiroaki Endo, representante da JICA em Moçambique, citado hoje pela Agência de Informação de Moçambique (AIM). 

A cidade da Beira, com meio milhão de habitantes, tem sido a zona urbana de Moçambique mais afetada por ciclones e outras tempestades, devido à sua localização na costa do oceano Índico, percurso natural de muitos ciclones que se desenvolvem no Canal de Moçambique - faixa de mar entre o continente africano e a ilha de Madagáscar.

Moçambique: O destino da vila de Búzi pós-Idai

Propensão a inundações

A Beira tem ainda uma característica especial: erguida em antigos terrenos pantanosos, tem parte da sua área abaixo do nível médio da água do mar, do qual vive separada graças a uma faixa edificada da cidade e a barreiras que também têm sido severamente danificada por tempestades.

O novo mapa identifica zonas de maior risco face a desastres naturais e serve para dar apoio à planificação do uso de terras e à implantação segura de investimentos sociais e económicos. A iniciativa foi apoiada pelo Banco Mundial na sequência do projeto de Fortalecimento da Resiliência na Área Afetada pelo ciclone Idai, em 2019.

O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas de dois dos maiores ciclones (Idai e Kenneth) de sempre a atingir o país.

Zonas húmidas ajudam a mitigar o impacto do clima extremo