1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Autárquicas: MDM declarado vencedor na Beira

Lusa
14 de outubro de 2023

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foi anunciado como vencedor das eleições autárquicas na Beira. É, até agora, o único município em que a FRELIMO não foi declarada vencedora pelos órgãos eleitorais.

https://p.dw.com/p/4XXf4
Albano Carige, candidato do MDM na cidade da Beira
Albano Carige, atual edil e candidato do MDM na cidade da BeiraFoto: Arcenio Sebastiao/DW

De acordo com o edital do apuramento distrital intermédio apresentado este sábado (14.10) na Beira pelo presidente da Comissão Distrital de Eleições, Otávio Paulo, o MDM, segundo maior partido da oposição no país, foi reconduzido na liderança daquele município com 112.963 votos (58,16%), seguido da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), com 73.302 votos (37,74%), e da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), com 7.045 votos (3,63%).

Segundo o edital apresentado ao final da tarde, dos 311.466 eleitores inscritos na Beira para as eleições autárquicas de 11 de outubro, votaram 206.719, representando uma taxa de abstenção de 33,63%. 

Apesar do anúncio da vitória, o MDM submeteu de imediato um ofício contestando os resultados.

Das 65 autarquias que foram a votos nestas eleições, já foram divulgados resultados intermédios, pelas comissões provinciais e distritais, em mais 45, todas elas com vitória das listas da FRELIMO, partido no poder em Moçambique - a generalidade fortemente contestadas pelos partidos da oposição e observadores da sociedade civil - incluindo em Maputo, a capital, em Matola, a cidade mais populosa do país, mas também em Nampula, a 'capital' do norte, e em Quelimane, capital da província da Zambézia, estas duas lideradas até agora pela RENAMO. 

No município de Vilanculo, província de Inhambane, a FRELIMO venceu, com 10.023 votos, mas apenas uma diferença de 34 votos para a RENAMO (9.989 votos), segundo o edital de apuramento distrital intermédio.

Nas eleições autárquicas de 2018, a FRELIMO venceu em 44 das 53 autarquias - foram criadas mais 12 autarquias nestas eleições - e a oposição em apenas nove, casos da RENAMO, em oito, e do MDM, na Beira. 

A Ordem dos Advogados de Moçambique manifestou hoje "profunda preocupação" face ao "elevado nível de violência" após a eleição autárquica de quarta-feira, que "revela um descrédito nas instituições que administram o processo eleitoral".

"Os níveis de violência, para além de poderem desacreditar qualquer resultado eleitoral, podem igualmente gerar suspeição relativa à integridade do próprio ato eleitoral, como um todo e das instituições que o administram", refere um comunicado daquela Ordem, assinado pelo bastonário, Carlos Martins.

O principal partido da oposição em Moçambique tem estado a denunciar alegadas fraudes nas autarquias cujos resultados intermédios foram anunciados, todos dando vitória à FRELIMO, acusando a polícia de estar a ser instrumentalizada pelo partido no poder.

Eleições em Moçambique: As reações aos resultados