1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Apoiantes da oposição no Zimbabué fogem para as montanhas

Bertolaso-Krippahl, Cristina16 de agosto de 2013

Depois das eleições gerais no país, várias pessoas que votaram contra o partido de Robert Mugabe refugiaram-se nas montanhas, alegadamente porque estão a ser alvo de perseguição.

https://p.dw.com/p/19RCP

Cerca de 60 apoiantes do partido perdedor das eleições de 31 de julho, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), vivem agora nas montanhas em redor de Muzarabani, uma zona rural na fronteira com Moçambique. Os apoiantes alegam que sofreram ameaças de morte por parte de membros do partido de Robert Mugabe, a União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF).

"Estamos a ser perseguidos pelas chefias da ZANU-PF nesta área. Estão a dizer coisas más sobre nós. Como sabemos como eles são e daquilo que são capazes, decidimos fugir para as montanhas", diz um dos homens que falou à DW África sob condição de anonimato, por razões de segurança. "Eles dizem que os apoiantes do MDC querem devolver as nossas terras aos brancos. O meu verdadeiro crime foi ter sido oficial eleitoral. Outros eram candidatos às autarquias. Querem destruir-nos para que o MDC desapareça até 2014."

Medo de morte

Este não deixa de ser um contraste forte com o que Mugabe declarou pouco após as eleições. O Presidente reeleito, com 89 anos, disse que as eleições foram realizadas "à zimbabueana", de forma pacífica e unida. "Temos que continuar a ser unidos na diversidade e em tudo o que nos une como nação", acrescentou.

Estas são palavras vazias para os apoiantes do MDC que agora vivem nas montanhas.

"Fugi de um bando de jovens da ZANU-PF que empunhavam machados. Só se foram embora quando saí armado com uma funda. Disseram que não havia aqui lugar para os brancos e para o MDC", disse um apoiante do partido da oposição zimbabueano.

Por vezes, aqueles que se refugiaram nas montanhas regressam a casa a coberto da noite para ver a família e as suas casas. Gostariam de regressar à aldeia para preparar as terras para a estação das chuvas, que começa em setembro.

Para já, apoiantes ficam nas montanhas

Segundo a Comissão Eleitoral do Zimbabué, Muzarabani é a província com a taxa mais elevada de eleitores iletrados, dependentes da ajuda dos chamados "eleitores assistentes" para preencher o boletim de voto. O MDC afirma que muitos destes eleitores foram obrigados a votar pela ZANU-PF.

Entretanto, o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, já não vai ao Tribunal Constitucional no sábado (17.08) para tentar impugnar a reeleição de Robert Mugabe, na presidência desde a independência do país da Grã-Bretanha, em 1980. Mas, para já, os 60 homens e mulheres de Muzarabani não tencionam abandonar o refúgio nas montanhas.