1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tanzânia retira-se do Pacto Global para os Refugiados

Lusa
10 de fevereiro de 2018

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, anunciou que o seu país se retirará do Pacto Global para os Refugiados, que prevê soluções duradouras para os refugiados, incluindo a integração nas comunidades de acolhimento.

https://p.dw.com/p/2sSK0
A Tanzânia tem sido considerada um refúgio seguro para os refugiadosFoto: picture-alliance/dpa/D. Kurokawa

"A Tanzânia decidiu retirar-se por razões de segurança e de falta de fundos", afirmou a presidência do país, em comunicado divulgado ao final da noite de sexta-feira (09.02).

Em janeiro, a Tanzânia informou o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) que estava a suspender a concessão da cidadania a alguns refugiados do Burundi e que desencorajaria novos pedidos de asilo.

A Tanzânia tem sido considerada um refúgio seguro para os refugiados do Burundi e da República Democrática do Congo.

De acordo com o jornal oficial do Governo da Tanzânia Daily News, Magufuli culpa a comunidade internacional por não ter desbloqueado os fundos prometidos para ajudar a Tanzânia a assegurar a integração de refugiados.

O Pacto Global para os Refugiados visa a integração dos refugiados nas comunidades de acolhimento. A ideia é que, quando os refugiados têm acesso à educação e ao direito de trabalhar legalmente, podem desenvolver as suas competências e ser mais autónomos, contribuindo para a economia local.