1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

São Tomé e Príncipe: MLSTP nega negociações com ADI

Lusa
10 de novembro de 2018

Maior partido da oposição juntou, este sábado (10.11), na sua sede, representantes da sociedade civil para discutir estado do país. Cidadãos queixam-se da falta de eletricidade, desemprego e pobreza.

https://p.dw.com/p/381w9
Sao Tome and Principe Wahlkampagne Jorge Bom Jesus
Foto: DW/R. Graca

O presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe, desmentiu, este sábado (10.11), que haja "negociações oficiosas" com a Ação Democrática Independente (ADI), vencedor das eleições legislativas, para formação de um governo de base alargada.

As declarações de Jorge Bom Jesus à Lusa surgem depois de, esta semana, o primeiro-ministro cessante e líder da ADI, Patrice Trovoada, ter afirmado que o partido estaria a fazer "contactos oficiosos" com as restantes forças para procurar apoios para um governo de base alargada". "Tem havido contactos oficiosos e penso que existem algumas pistas que vamos ter de explorar com boa vontade, com cedências de parte a parte. Veremos nos próximos dias para ver se há possibilidade de se avançar", disse.

Patrice Trovoada
Patrice TrovoadaFoto: DW/R. Graça

A ADI, partido no poder, venceu as eleições legislativas de 07 de outubro com maioria simples (25 em 55 deputados na Assembleia Nacional), enquanto o MLSTP conquistou 23 mandatos e a coligação cinco, tendo estas duas forças reclamado maioria absoluta e anunciado um acordo pós-eleitoral de incidência parlamentar e com fins governativos.

MLSTP ausculta população

Num debate entre cidadãos e o MLSTP, que ocorreu este sábado (10.11) na sede do partido, estiveram em cima da mesa temas como a falta de eletricidade, o desemprego e a pobreza no país. O encontro promovido pelo maior partido da oposição pretendeu recolher contributos da população para a proposta do programa de Governo.

Em entrevista à Lusa, Jorge Bom Jesus afirmou que "neste momento, precisamos de um programa de emergência. Precisamos desenhar atividades e projetos, medidas de políticas para hoje, agora e já, e depois medidas a curto prazo e a médio prazo".

Dando conta que o MLSTP está empenhado em preparar um programa "realista, participativo e colaborativo", Jorge Bom Jesus afirmou que São Tomé e Príncipe é, neste momento, "um país desgovernado, às escuras, onde os apagões se têm prolongado por dois, três dias. Há um mal social, há o desemprego, o país está triste, está com problemas", afirmou o líder da oposição, acrescentando que a escuridão é também intelectual. "Tentou-se durante estes quatro anos [de Governo liderado pela Ação Democrática Independente] empobrecer o são-tomense, embrutecer o são-tomense e é preciso resgatar a dignidade de cada são-tomense", acrescentou.

A Assembleia Nacional deverá ser empossada no próximo dia 22, esperando-se que o Presidente, Evaristo Carvalho, chame depois os partidos para formar executivo.

Saltar a secção Mais sobre este tema