1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Última Hora

Presidente guineense exonera Procurador-Geral

gcs | Lusa
22 de novembro de 2022

O chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, exonerou o Procurador-Geral da República, Bacari Biai. A Presidência não explica os motivos.

https://p.dw.com/p/4Juse
Procurador-Geral da República exonerado, Bacari Biai
Procurador-Geral da República exonerado, Bacari BiaiFoto: DW/B. Darame

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exonerou o Procurador-Geral da República, Bacari Biai.

"É o Senhor Bacari Biai exonerado do cargo de Procurador-Geral da República para o qual havia sido nomeado ", lê-se num decreto presidencial com a data desta terça-feira (22.11) a que a DW África teve acesso. No documento não são explicados os motivos para o afastamento do Procurador-Geral.

Em substituição de Bacari Biai, o Presidente guineense nomeou o ex-ministro do Interior Edmundo Mendes como Procurador-Geral da República.

Bacari Biai viu recentemente o seu nome envolvido num escândalo sobre tráfico de droga, mas negou qualquer envolvimento neste crime.

"Se há maior falsidade possível é isso", declarou Bacari Biai no final de outubro, assegurando ter condições para continuar no cargo.

Segundo a agência Lusa, que cita fonte judicial, Biai apresentou, entretanto, várias queixas-crimes por alegada difamação, incluindo contra o diretor da Polícia Judiciária, Domingos Correia, e contra o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Domingos Martins.

Saltar a secção Mais sobre este tema