1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

ONG exige inquérito "conclusivo" sobre morte de zungueira

Ariana Miranda
12 de dezembro de 2022

Presidente da Associação Mãos Livres pede que inquérito sobre a morte de vendedora ambulante em Luanda não acabe na gaveta. Em entrevista à DW, exige ainda "políticas públicas concretas" para a criação de empregos.

https://p.dw.com/p/4KqIj
Foto ilustrativaFoto: DW/C.V. Teixeira

A organização não-governamental "Mãos Livres" acusa as autoridades angolanas de compactuarem com a violência contra as vendedoras ambulantes, conhecidas como "zungueiras".

Em entrevista à DW, após a morte, na semana passada, de mais uma zungueira em Luanda, na sequência de disparos policiais, durante uma atividade de fiscalização, o presidente da associação angolana, Guilherme Neves afirma que o uso da força policial e as violações contra os direitos humanos são uma prova de que o Estado não tem capacidade de criar políticas públicas para estruturar o comércio informal.

Guilherme Neves desafia as autoridades a conduzirem um inquérito conclusivo para responsabilizar os envolvidos no incidente.

DW África: Haverá responsabilização por esta morte?

Guilherme Neves (GN): Nós temos fé que este inquérito aberto seja conclusivo e que não seja como os vários inquéritos que já ocorreram e que, publicamente, não sabemos os resultados finais. Se, de facto, se chegar à conclusão que houve negligência ou qualquer incapacidade, as pessoas devem ser responsabilizadas civil e criminalmente nos termos do Código Penal.

DW África: O Estado está a falhar perante a questão da venda ambulante?

GN: Estamos num país que vive uma crise em termos de politicas públicas para a criação de empregos. As pessoas só estão [nas ruas] porque não têm oportunidades. Se pudessem tirar boa parte dessas pessoas das ruas, toda a gente ganharia, porque ninguém está interessado em correr riscos todos os dias. Mas a fome não espera. [Estas pessoas] não têm outra forma senão correr esses riscos e estar nessa vida ambulante para encontrar um meio de subsistência. Mas é a falta de políticas públicas concretas que faz com que muita gente recorra à venda ambulante, como é o caso da vítima.

DW África: Quais as soluções viáveis para a formalização do comércio informal no país?

GN: Fala-se muito dessa questão de formalizar estes negócios nas ruas, mas a prática diz outra coisa. Porque para formalizar, é preciso criar condições para que as pessoas saiam da rua e vão para locais apropriados para exercer a sua atividade comercial. Não havendo essa possibilidade, por mais que se fale disso, é apenas na teoria. A prática é diferente. A cada dia que passa, os espaços formais para o exercício do comércio também vão reduzindo e há muita gente que precisa [dessa atividade] para sobreviver.

Angola, que futuro? "Votar para melhorar o país"