1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

O que significam os números do coronavírus?

Anna Carthaus
26 de março de 2020

Há três meses que a doença COVID-19 mantém o mundo em suspense. Torna-se difícil acompanhar todos os números publicados e os termos técnicos usados pelos especialistas. Para que servem e porque é que são importantes?

https://p.dw.com/p/3a3t4
Foto: picture-alliance/chromorange

O número básico de reprodução é um dos termos técnicos que mais se ouve nas últimas semanas. Ele indica o potencial de propagação de um vírus. Se o número de reprodução for superior a 1, cada pessoa infetada transmite a doença a pelo menos uma outra pessoa e o vírus começa a espalhar-se. Se o número for inferior a 1, cada vez menos  contagiam-se, e o número de pessoas infetadas diminui.

Infografik Symbole Corona-Infektion Basisreproduktionsanzahl PT

Do que resulta que para conter a propagação de um vírus, o seu número de reprodução deve ser inferior a 1.

Na Alemanha cabe ao Instituto Robert Koch monitorizar doenças infecciosas. Os seus peritos assumem que que o número básico de reprodução da SARS-Cov-2 se situa entre 2,4 e 3,3. O que significa que cada pessoa infetada contagia entre duas a três outras pessoas.

Por outras palavras, para controlar a epidemia, devem ser evitadas cerca de dois terços de todas as transmissões.

Como ainda não há vacina disponível e não existe uma proteção eficaz contra o vírus, calcula-se que entre 60 a 70 por cento da população se acabe por infetar. Nessa altura, o vírus atingirá mais pessoas infetadas do que pessoas saudáveis, o que o impedirá de espalhar ainda mais.

Duração do tempo em que uma pessoa infetada pode infetar outras

Trata-se de uma questão que ainda não foi esclarecida de forma conclusiva. Atualmente, presume-se que uma pessoa infetada pode transmitir o vírus 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas. Pesquisas na cidade chinesa de Shenzen sugerem que um quarto de todas as infeções é transmitido por pessoas que ainda não mostraram sintomas. Em média. o tempo de infeção é de cinco a seis dias, mas pode chegar a ser 14 dias.

Assim que uma uma pessoa infetada passe a apresentar sintomas, provavelmente permanece contagiosa durante sete a doze dias, se não adoecer gravemente, e durante mais de duas semanas, se o caso for grave. O vírus é transmitido por gotículas. Quanto mais fundo estas vêm dos pulmões, mais tempo o vírus permanece ativo. Pode-se dizer que o muco é mais perigoso do que a saliva. Neste momento a transmissão através de fezes é considerada improvável.

Infografik Symbole Corona-Infektion Inkubationszeit PT

Taxa de casos de morte

A taxa de casos de morte indica o risco de morte de uma pessoa com SARS-Cov-2. Os cálculos para a pandemia em curso não são fáceis.

Para o que há vários motivos. A taxa de baixas depende sempre do contexto, hora e local de ocorrência. Quer se trate da China, Itália ou EUA: a SARS-Cov-2 afeta sistemas de saúde preparados e equipados de forma diferente, diferentes grupos etários, pessoas com diferentes condições pré-existentes e diferentes formas de coabitação.

Estes e outros  fatores determinam o quão vulnerável é uma população. Por isso não é possível comparar ou transferir números.

Também os dados e números utilizados como base para o cálculo do potencial de vítimas têm uma grande influência. Se, por exemplo, no primeiro dia da epidemia, o número de todos os que morreram for dividido pelo número de todos os que adoeceram, o número dos que adoeceram será muito elevado, enquanto o número dos que morreram será relativamente pequeno. A proporção de mortes por doenças seria muito pequena. Este erro de cálculo aconteceu no início da pandemia na China.

BdTD Coronavirus Senegal Dakar Aufkläung Grafitto zum Händewaschen
Os números podem divergir, mas lavar as mãos com cuidado é uma arma certa contra o contágioFoto: picture-alliance/AP Photo/S. Cherkaoui

Número desconhecido de casos não registados

Por outro lado, pode assumir-se que muitos casos passam despercebidos ou não são registados. Neste caso, a percentagem daqueles que morreram em relação a todos os que adoeceram é desproporcionalmente elevada. Foi o que aconteceu no Irão, para dar um exemplo.

O matemático e epidemiologista Adam Kucharski, do London School of Hygiene and Tropical Medicine, na Gr・Bretanha, assume que os dois efeitos acabar縊 por anular-se mutuamente no decorrer da pandemia. Kucharski a taxa real de baixas em 0,5 a 2%, ou seja, por cada 100 casos de infeção morrem uma ou duas pessoas.

Número real de casos

O número não é conhecido. A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Universidade Johns Hopkins ou o Instituto Robert Koch (RKI) monitorizem e publiquem os números de casos de coronavírus atualmente confirmados, mas, lá está, são só os casos confirmados. E estes só podem dar uma indicação do número de casos reais e da rapidez com que o vírus se espalha, indicação essa que depende do número de pessoas testadas ou e da quantidade de testes disponíveis num país.

Baseado nas taxas de mortalidade atuais, pode ser calculado o possível número real de pessoas infetadas. Extrapolando do números de mortes, o matemático Tomas Götz, da Universidade de Koblenz-Landau, estima que no final de fevereiro terá havido 40.000 casos na Itália. Este seria um fator de 50 acima do número reportado de 800 casos.

No entanto, o cálculo não pode ser transferido para a Alemanha, "uma vez que o número atual comparativamente muito baixo de mortes, não se enquadra na comparação internacional", segundo explica a universidade. Além disso faltam dados sobre o número de casos tratados em hospitais na Alemanha.

Infografik Symbole Corona-Infektion Exponentielles Wachstum PT

Para o ser humano é difícil entender um crescimento que não é linear. O crescimento é sempre associado à noção de continuidade: hoje um, amanhã dois, dentro de uma semana sete. Mas um vírus não se reproduz linearmente, o seu crescimento é exponencial. Ou seja, uma pessoa infetada infecta uma pessoa. Estes dois, por sua vez, infetam cada um mais duas pessoas. As quatro pessoas agora infetadas contagiam cada uma mais quatro pessoas, e assim por diante.

Imagine que deve encher um tabuleiro de xadrez com grãos de arroz, começando em A1 e adicionando arroz todos os dias. Se tivéssemos um crescimento linear, o tabuleiro de xadrez estaria  preenchido com 64 grãos após 64 dias. O crescimento exponencial significa que, após 64 dias, teria 9.223.372.036.854.775.808 grãos de arroz no tabuleiro.

É tentador comparar os números absolutos dos casos nos diversos países. Mas é insuficiente, porque os números sobem em flecha e já amanhã serão muito diferentes de hoje. Para rastrear a propagação de um vírus, é preciso olhar para sua velocidade de duplicação. Neste momento, o vírus precisa de cada vez menos tempo para duplicar. Quando esta velocidade diminuir, ainda haverá infeções, infetados, mas o vírus estará em retirada.

Weltkarte Reiskörner
O crescimento exponencial transforma um vírus numa pandemiaFoto: imago images/Westend61

Achatar a curva

Todas as medidas de contenção atualmente tomadas têm por objetivo "achatar a curva", para que o número de casos de doentes não exceda as capacidades dos sistemas de saúde e para que os médicos não tenham de decidir quais os pacientes que serão tratados, ou não.

Mas porque é que a percentagem de mortes difere tanto entre países? Porque a Itália, por exemplo, bate tristes recordes, enquanto os números dos casos na Alemanha são parecidos, mas a taxa de mortalidade é muito mais baixa?

A questão foi investigada pelos economistas de Bonn Moritz Kuhn e Christian Bayer. As estatísticas mostram que a mortalidade aumenta com a idade do paciente. Os economistas assumem que o contágio acontece sobretudo no local de trabalho, o que significa que a população ativa foi a mais afetada.

Modelos de coabitação

As sociedades são estruturadas por modelos de coabitação diversos. Nuns países as gerações tendem a viver em proximidade, noutros vivem separadas. Os economistas descobriram que a proporção de baixas aumenta quanto mais pessoas ativas vivem com os pais. Ou seja, quanto maior é o intercâmbio entre as gerações, mais pessoas morrem. Se a teoria estiver correta, os países de maior risco a nível mundial são a Índia, Taiwan e Tailândia, e na Europa a Sérvia e a Polónia.

A tendência não pôde ser comprovada nos países asiáticos. Christian Bayer suspeita que isso pode ser devido a diferenças nos padrões de higiene e na forma como as pessoas vivem juntas fisicamente.