1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nyusi anuncia "aperto" das medidas contra Covid-19

Lusa
30 de setembro de 2020

Todas as camas de cuidados intensivos em Maputo estão ocupadas, alertou o Presidente Filipe Nyusi. Em Moçambique já foram registados mais 8.700 casos de Covid-19.

https://p.dw.com/p/3jEvA
Foto: DW

"A taxa de ocupação de camas na cidade de Maputo triplicou nas últimas três semanas e todas as camas dos cuidados intensivos estão ocupadas", afirmou esta quarta-feira (30.09) o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

Face a essa situação, os novos casos de doença de Covid-19 não terão possibilidade de ser encaminhados para internamento hospitalar em Maputo ou de ter assistência com um ventilador usado para respiração assistida em caso de doença pelo novo coronavírus, acrescentou Nyusi.

O boletim diário do Ministério da Saúde indica que há 49 pessoas internadas em Maputo devido à Covid-19, sem especificar em que unidades - no resto do país há apenas mais um internamento, em Nampula.

Apelo à "consciência de prevenção"

O chefe de Estado moçambicano criticou o desrespeito pelas medidas de prevenção da Covid-19, asseverando que as autoridades vão ser rigorosas no controlo do comportamento das populações face à pandemia.

"Quando decidimos relaxar ou desconfinar, as pessoas pensaram que a doença acabou. Não acabou e está a matar. Face ao que verificámos no final da última semana, vamos, a partir de hoje, apertar mais as medidas de fiscalização e responsabilização", avisou .

Filipe Nyusi alertou para o perigo de comparações entre o número de infeções e de óbitos em Moçambique com os da África Austral e de outras partes do mundo, defendendo que a relativa menor taxa de letalidade no país não deve ser motivo de relaxamento.

O chefe de Estado moçambicano censurou em particular a conduta de banhistas nas praias, reprovando a falta de uso de máscara e a falta de distanciamento social.

Filipe Nyusi voltou a ameaçar com o encerramento das praias, avançando que recebeu "conselhos nesse sentido", mas preferiu confiar na "consciência de prevenção dos moçambicanos".

Nyusi frisou ainda que o uso de máscara não deve ser objeto de negociação nos ajuntamentos públicos, principalmente nos transportes públicos e nos mercados.

Moçambique contabiliza um total acumulado de 8.728 casos de Covid-19 e 61 óbitos.

Profissionais de saúde sem material para prevenir Covid-19