1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Ex-presidente da LAM em liberdade provisória

Lusa
19 de novembro de 2019

O ex-presidente das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) está em liberdade provisória. António Pinto é acusado de desvio de dinheiro, mas a defesa alega que ele sofre de problema de saúde e deve ser julgado em liberdade.

https://p.dw.com/p/3TIVD
Foto: DW/J. Beck

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo ordenou a libertação, sob termo de residência e identidade, do ex-presidente das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), António Pinto, acusado de desvio de dinheiro, disse esta terça-feira (19.11) à Lusa fonte ligada ao processo. 

A justiça moçambicana acusa o antigo presidente da LAM, António Pinto, o ex-diretor financeiro da transportadora, Hélder Fumo, e a gestora da entidade que gere a revista de bordo da empresa, Mia Temporário, de desvio de 50 milhões de meticais (cerca de 718.000 euros).

Pedido da defesa

António Pinto deixou a prisão durante a tarde de segunda-feira, na sequência de um pedido submetido na sexta-feira perante o juiz da causa, Rui Dauane. Além do ex-presidente da LAM, a outra arguida, Mia Temporário, também deixou a prisão na tarde de segunda-feira.

Os advogados dos dois arguidos alegaram no tribunal que os seus constituintes sofrem de problemas de saúde que justificam que sejam julgados em liberdade.

O  julgamento deste caso estava marcado para sexta-feira, mas o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo adiou, a pedido do advogado de um terceiro arguido, Hélder Fumo, ex-administrador financeiro da LAM, que, no entanto, responde em liberdade após o pagamento de caução.

Saltar a secção Mais sobre este tema