1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

PRM interdita marcha pacífica contra as taxas dee portagens

DW (Deutsche Welle)
5 de fevereiro de 2022

A Polícia da República de Moçambique (PRM), inviabilizou esta manhã (05.02), a realização de uma marcha pacífica contra o pagamento das taxas de portagens na cidade de Maputo. E os organizadores da marcha foram detidos.

https://p.dw.com/p/46ZPG
Mosambik | Palma Cabo Delgado | Kommando Spezialkräfte
Foto: Roberto Paquete/DW

A marcha que havida sido convocada por um grupo de jovens, para dizer não ao pagamento das taxas de portagens, na estrada circular de Maputo.

De acordo com imprensa moçambicana, logo pela manhã elementos da polícia armados posicionaram-se em locais estratégicos da capital moçambicana.

Dondo-Maut auf der Nationalstraße Nr. 6
Arrancou no dia 01.02 a cobranças das taxas de portagens na circular de MaputoFoto: DW/A.Sebastião

De seguida, cercaram o local da concentração da marcha. Com recurso à violência dispersaram os jovens que pretendiam manifestar-se e detiveram os organizadores do protesto, que foram conduzidos à décima e oitava esquadra na cidade de Maputo, onde permaneceram por algumas horas e depois foram colocados em liberdade. 

O protesto estava previsto para ser realizado na semana passada, mas impedido por causa de procedimentos processuais, segundo alegou a edilidade de Maputo, em resposta ao expediente endereçado pelos jovens, informando da intenção para a realização do mesmo.