1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Maputo: Mais médicos na luta contra a Covid-19

Lusa
10 de fevereiro de 2021

Cerca de 100 médicos, incluindo o próprio ministro da Saúde, Armindo Tiago, vão para a linha da frente contra a Covid-19 em Maputo e arredores. Governo avança: equipas vão atuar na prevenção, diagnóstico e assistência.

https://p.dw.com/p/3p9XH
Hospital Central de MaputoFoto: DW/J. Beck

Ministério da Saúde de Moçambique anunciou que os médicos afetos a áreas administrativas e de chefia vão "integrar as diversas equipas na linha da frente do combate à covid-19", lê-se em comunicado divulgado esta quarta-feira (10.02).

Os cerca de 100 médicos vão atuar a partir desta quarta-feira junto das unidades hospitalares área metropolitana de Maputo, "principal foco de transmissão" do novo coronavírus, refere.

Entre os médicos consta o próprio ministro da Saúde, Armindo Tiago, que às sextas-feiras irá exercer medicina na enfermaria do Hospital Central de Maputo e aos sábados estará nas urgências da mesma unidade.

Armindo Tiago
Armindo Tiago, ministro da Saúde, também vai para a linha da frente da Covid-19Foto: Roberto Paquete/DW

Casos e novas restrições

O país contabiliza um total acumulado de 480 mortes e 45.785 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 60% são considerados recuperados e outros 312 estão atualmente internados (81% na cidade de Maputo).

O Presidente moçambicano anunciou na quinta-feira passada, entre 20 novas medidas, um recolher obrigatório durante a noite, das 21:00 às 04:00, na área metropolitana de Maputo, que abrange os distritos de Matola, Boane e Marracuene.

As novas restrições, que vigoram desde sexta-feira, com duração de 30 dias, foram decretadas face ao aumento do número de óbitos, internamentos e casos de covid-19 que só em janeiro superaram os números de todo o ano de 2020, concentrando-se em Maputo.

Saltar a secção Mais sobre este tema