1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Manica: Habitantes de Tambara em risco de fome

Bernardo Jequete (Manica)
12 de novembro de 2018

Para além das dificuldades da última campanha agrícola, por causa da seca, foi também interditada a circulação de animais no distrito devido a um surto de febre aftosa. O governo pede ajuda aos parceiros de cooperação.

https://p.dw.com/p/3871E
Machamba seca - Tambara (DW/J. Bernardo)
Machamba que não produziu por falta de chuva. O milho acabou por secar.Foto: DW/B. Jaquete

Cerca de 30 mil habitantes do distrito de Tambara, na província moçambicana de Manica, estão em risco de passar forme, alertam as autoridades moçambicanas.

Depois das dificuldades enfrentadas na última campanha agrícola, por causa da falta de chuva, Frederico Constâncio, um dos habitantes deste distrito, está receoso que o mesmo se possa repetir no próximo ano. "Tivemos uma queda irregular das chuvas na campanha 2017/2018", por isso, explica, "cada um tem que se arranjar". "Por exemplo, tenho uma pequena horta e espero ter uma pequena colheita que poderá suportar alguns meses, mas não vai ser o suficiente até à próxima colheita. Ajuda é sempre bem-vinda, sempre precisamos de uma mãozinha, se possível", afirma.

Camponeses Manica (DW/J. Bernardo)
Camponeses de Manica Foto: DW/B. Jaquete

A agravar a situação está o facto de ter sido interditada a circulação de animais na região, depois da eclosão de um surto de febre aftosa. Sem animais para vender, produtores e criadores ficam sem dinheiro para comprar comida.

Mais apoios

Em entrevista à DW África, Ronaldo Naico, diretor provincial da Indústria e Comércio, afirma que são precisos mais de três milhões e meio de euros para ajudar as famílias carenciadas. E explica: "o que está a ser feito ao nível do governo é mobilizar apoios com parceiros de cooperação para dar resposta a esta situação. Refiro-me à distribuição de produtos básicos alimentares por agentes económicos para aquelas zonas, mas também o apoio multiforme em géneros alimentícios às famílias."

Director da Indústria e Comércio Ronaldo Naico (DW/J. Bernardo)
Ronaldo Naico, diretor provincial da Indústria e ComércioFoto: DW/B. Jaquete

Ronaldo Naico afirma ainda que, apesar da situação não ser tão grave como em Tambara, também houve uma baixa produção agrícola nos distritos de Guro e Machaze. O que faz com que, explica, "os agentes económicos estejam a movimentar o grão de milho dos distritos onde houve melhor produção para a zona sul, refiro-me a Mossurize". "Parte da produção está a ser vendida no distrito de Machaze. Ainda não há alarme e para a zona norte tem existido movimento de produtos de primeira necessidade, mas também existe movimento de cereais que saem do distrito de Baruè para abastecer aquela população", nota.

Manica: População de Tambara em risco de fome devido à falta de chuva

O diretor provincial da Indústria e Comércio de Manica espera que a interdição à circulação de gado possa ser levantada em breve, pois ajudaria a melhorar a situação.

Tobias Alune Nguilaze, agricultor em Tambara, apela também à ajuda do Governo. "Devia ajudar-nos no aprovisionamento da semente resiliente à seca para que, caso haja chuva dentro de três meses, tenhamos alguma coisa para comer porque, para além do milho, que é a base, também cultivamos batata-doce e mandioca. Arroz e inhame não cultivamos com frequência", dá conta este agricultor, acrescentando que o que tem salvo a população da fome tem sido a batata-doce.