1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

João Lourenço insiste em "reforma profunda" da ONU

Lusa
25 de setembro de 2019

Presidente angolano defende reformulação da composição do Conselho de Segurança das Nações Unidas, propondo a entrada de representantes africanos e sul-americanos em nome do "justo equilíbrio geoestratégico mundial".

https://p.dw.com/p/3QCOc
Foto: picture-alliance/newscom/M. Graff

Falando na Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre esta semana em Nova Iorque, o Presidente angolano, João Lourenço, defendeu uma "reforma profunda da ONU para melhor competir com as grandes responsabilidades que tem na gestão e resolução de conflitos e prevenção das guerras" e vincou a necessidade de reformular o Conselho de Segurança.

"Reiteramos a necessidade de alargar os membros permanentes do Conselho de Segurança para contemplar África e a América do Sul, pelo facto de a atual composição que colocou as potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial já não refletir a necessidade de um mais justo equilíbrio geoestratégico mundial", vincou o chefe de Estado angolano.

Paz e segurança mundial

Numa intervenção onde chamou a atenção para a necessidade de optar pelo multilateralismo, "porque só ele contribui efetivamente para a paz e segurança mundiais", João Lourenço elencou a península coreana, o Médio Oriente e o Golfo Pérsico como regiões problemáticas, exortando a ONU e a União Africana a dedicarem-se mais à Líbia.

"A ONU e a União Africana devem emprestar mais atenção à necessidade de normalizar a situação política na Líbia, pelo facto de os grupos terroristas controlados pelas diferentes milícias serem a fonte de abastecimento logístico dos grupos fundamentalistas que atuam no continente", disse Lourenço.

Em Berlim, João Lourenço fala sobre corrupção e a RDC

"África vem sendo assolada pelo terrorismo, sobretudo de cariz fundamentalista religioso, em países como o Mali, Níger, Nigéria, Camarões, Burkina Faso, Chade, República Centro-Africana e Somália, para citar apenas alguns", apontou.

Apelando ao fim do embargo a Cuba e ao fim da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China "pelas consequências nefastas que já se fazem sentir na economia mundial", João Lourenço deixou ainda uma palavra sobre o meio ambiente, antes de defender o investimento estrangeiro em Angola.

"Os exemplos concretos do fenómeno das alterações climáticas e do aquecimento global multiplicam-se pelo mundo fora, o que nos leva a associar-nos aos que denunciam a irresponsabilidade dos que persistem em ignorar esses sinais e se acham no direito de financiar as indústrias poluentes", disse o Presidente de Angola.

Sobre o país, Lourenço destacou brevemente, no final da intervenção, que "Angola está aberta ao mundo, ao investimento estrangeiro em todos os domínios da economia", e exemplificou com as cerca de 150 privatizações que vão ser lançadas para sustentar que o Governo "encara os desafios de forma bastante séria e transparente".