1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresMoçambique

Freddy passa a tempestade tropical ao chegar a Moçambique

24 de fevereiro de 2023

Ciclone Freddy que se formou em Madagáscar chegou a Inhambane esta sexta-feira (24.02) já como tempestade tropical. Autoridades preparam-se para ir ao terreno contabilizar estragos. Há várias populações sem eletricidade.

https://p.dw.com/p/4NxbV
Mosambik I Tropischer Wirbelsturm Freddy trifft Beira und Inhambane
Foto: Luciano da Conceição/DW

O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM), no seu comunicado desta sexta-feira (24.02), anunciou a suspensão dos alertas meteorológicos no canal de Moçambique após a passagem do Freddy que fez pelo menos quatro mortos em Madagáscar.

Na província de Inhambane, a população local abandonou as suas residências e procurou refúgio em centros de acolhimento como igrejas e escolas.

Daniel Chapo, governador de Inhambane, pediu às pessoas para não se movimentarem face ao decurso da tempestade Freddy que avança em direção ao país vizinho Zimbabué.

Mosambik I Tropischer Wirbelsturm Freddy trifft Beira und Inhambane
Freddy deixou várias estruturas danificadas em InhambaneFoto: Luciano da Conceição/DW

"Durante a ocorrência do ciclone, que toda gente esteja em lugar seguro", advertiu. "Depois do ciclone, todos nós vamos estar no terreno a fazer o levantamento dos danos e se há necessidade de socorrer as pessoas", acrescentou.

Ciclone passou a tempestade tropical

A tempestade Freddy chegou a Moçambique com ventos e chuvas fortes. Gracindo Daniel, um habitante de Inhambane, ficou com parte da sua residência destruída.

"Estragou toda a cobertura… Foi um coqueiro que caiu sobre a casa", relatou.

Mosambik I Tropischer Wirbelsturm Freddy trifft Beira und Inhambane
Autoridades preparam-se para ir ao terreno contabilizar estragosFoto: Luciano da Conceição/DW

As ruas da província de Inhambane estão praticamente desertas e há pouco movimento nas zonas comerciais.

"O movimento está parado por causa desta tempestade ou ciclone, porque muita gente teve medo de sair das zonas recônditas para a cidade", contou Habbu Aly, negociante em Maxixe.

Paulo Baptista, proprietário de um estabelecimento hoteleiro em Vilankulo, disse que o fornecimento de energia elétrica foi suspenso devido à tempestade.

Mosambik I Tropischer Wirbelsturm Freddy trifft Beira und Inhambane
Várias populações ficaram sem eletricidade por causa da tempestade tropical FreddyFoto: Luciano da Conceição/DW

"A EDM - Electricidade de Moçambique não está a dar-nos luz, por isso estamos a usar os nossos geradores e há muita gente à procura de velas para iluminação à noite", relatou.

Entretanto, Daniel Chapo disse à imprensa que foi ativado um centro operativo de emergência. "Logo que começámos a acompanhar este fenómeno, acionámos o comité operativo de emergência para poder desenhar estratégias", informou.