1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

FLEC responde a declarações de João Lourenço sobre Cabinda

Vera Covelo Tavares
28 de agosto de 2018

Porta-voz da FLEC-FAC considera irresponsáveis as declarações de João Lourenço sobre Cabinda durante a entrevista à DW África, pois diz que o Presidente angolano minimiza a situação daquela região.

https://p.dw.com/p/33uOe
Demo für die Unabhängigkeit Cabindas
Foto de arquivo: Manifestação de cabindas residentes em Zurique - Suíça (2014)Foto: Association Cabindaise em Suisse

Na sequência da entrevista de João Lourenço à DW áfrica, Jean Claude Nzita, porta-voz da Frente de Libertação do Estado de Cabinda – Forças Armadas de Cabinda (FLEC-FAC), quis reagir aos comentários do Presidente angolano sobre a questão de Cabinda

O porta-voz da FLEC- FAC diz-se envergonhado com as declarações de João Lourenço sobre Cabinda, na entrevista que o Presidente angolano concedeu à DW África. Questionado como encarava a questão de Cabinda, João Lourenço disse que via o cenário com tranquilidade e que por vezes se tenta fazer uma tempestade num copo de água.

 Jean Claude Nzita - FLEC-FLAC
Jean Claude Nzita, porta-voz da FLEC-FACFoto: privat

Para Jean Claude Nzita, tais declarações foram irresponsáveis, pois considera que o Presidente angolano está desfasado da realidade e minimiza um problema sério. 

"Ele deve reconhecer que há um problema em Cabinda”, pede Nzita  "e, depois,  passar para a mesa de negociações para se resolver esta questão de Cabinda. Ele tem de parar com essa piada de mau gosto”.

Jean Claude Nzita acusa o Governo angolano de violar os direitos humanos, de repressão policial e de aterrorizar a população em Cabinda. Na entrevista à DW África, João Lourenço também foi questionado sobre tais acusações, que há muito são repetidas pela FLEC-FAC. Sobre isso, o Presidente angolano disse que gostaria de saber de casos concretos e não de "falar no ar”.

O dirigente da FLEC-FAC afirma que o povo de Cabinda quer a paz, mas que o Governo angolano não demonstra a mesma vontade. Em conversa com a DW África, a questão da falta de diálogo foi  mesmo uma das queixas centrais.

FLEC responde a declarações de João Lourenço sobre Cabinda

"Nós, na direção da FLEC-FAC, nunca ouvimos o Governo angolano a dialogar para trazer a paz à região”, afirmou Nzita.

Apelo à comunidade internacional

Jean Claude Nzita pede que todos se sentem à mesa para discutir e encontrar uma resolução. Nzita apelou também a um maior envolvimento da comunidade internacional na causa de Cabinda e deixou críticas aos países que apoiam Angola, como a Alemanha, que recentemente recebeu a visita oficial de João Lourenço

"Condenamos todos os países, especialmente a Alemanha, que tem uma ligação histórica com Cabinda e por isso não deveria apoiar os Estado de Angola nos projetos que quer levar a cabo. Todos os que apoiam Angola são inimigos do povo de Cabinda”, afirmou.

Saltar a secção Mais sobre este tema