1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: Flipe Nyusi fala hoje à nação sobre restrições

Lusa
26 de maio de 2021

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, faz hoje uma comunicação à nação sobre as medidas de prevenção da Covid-19 em vigor no âmbito da situação de calamidade pública. País regista abrandamento de mortes e casos.

https://p.dw.com/p/3txT3
Foto: DW

A intervenção está marcada para as 19:00 (hora local), numa altura em que o país regista um abrandamento do número de mortes e casos.

Moçambique registou oficialmente um total de 19 mortes por Covid-19 desde o início de maio, uma redução de quase metade em relação ao mesmo período de abril, segundo o Ministério da Saúde (Misau).

A última intervenção do chefe de Estado aconteceu a 25 de abril, altura em que Nyusi anunciou um alívio parcial de restrições: reinício do campeonato nacional de futebol, mas sem público, e retoma de celebrações religiosas e outras reuniões com lotação até 30%. 

Foi também autorizada a reabertura de casinos, museus, teatro, cinemas, auditórios e outros espaços similares com lotação limitada.

"O progresso que alcançámos no controlo da pandemia da Covid-19 é uma conquista que resulta do esforço e do sacrifício coletivo dos moçambicanos, no entanto, ainda não podemos baixar a guarda", referiu na altura.

Moçambique tem um total acumulado de 833 óbitos e 70.636 casos, dos quais 97% recuperados e 16 internados.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.475.079 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A vacinação contra o coronavírus em Moçambique