1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Ampla Frente para Alternância está bastante adiantada"

mp
28 de julho de 2021

Líderes da oposição estruturam ações para consolidação da chamada "Ampla Frente para Alternância". Costa Júnior, Chivukuvuku e Filomeno Vieira Lopes debateram aspectos da coalizão que disputará as presidenciais em 2022.

https://p.dw.com/p/3y9vJ
Kombobild | Adalberto Costa Junior und  Abel Chivukuvuku

O presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Adalberto Costa Júnior, usou as redes sociais, esta terça-feira (27.07), para anunciar que foram definidas ações "no âmbito da Ampla Frente para Alternância em Angola". 

Pelo Facebook, o líder da UNITA publicou a foto de um encontro em Luanda, onde teriam sido feitos movimentos para a consolidação de uma aliança entre partidos de oposição para disputar as eleições presidenciais de 2022 em Angola. 

Na foto, além de Costa Júnior, estão o coordenador do PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, o presidente do Bloco Democrático, Filomeno Viera Lopes, e o ex-presidente do Bloco Democrático, Justino Pinto de Andrade.

Aliança "bastante adiantada"

Em entrevista à emissora portuguesa RTP esta terça-feira, o líder da oposição disse que a aproximação com os outros partidos de oposição está "bastante adiantada" e espera que o anúncio oficial da coalizão seja feito dentro de "um mês e meio ou dois". Para Costa Júnior, a UNITA estaria apta a liderar o que chamou de "movimento amplo para alternância".

O político salientou que as forças da oposição trabalham há algum tempo num formato tripartite, "com lideranças a assumir esta versão" e confirmou que há um "trabalho bastante adiantado com Abel Chivukuvuku", com quem um acordo estaria "praticamente feito".

"Estamos com o Bloco Democrático, é público também. O [novo] presidente assumiu a intenção de participar nesta Ampla Frente para Alternância", disse.

Justino Pinto de Andrade
Novas lideranças do Bloco Democrático confirmariam tendência à aliança assumida por Justino Pinto de Andrade (foto)Foto: DW

Desejo popular

Para Adalberto Costa Júnior, a Ampla Frente para Alternância seria a materialização "do que deseja a maioria dos angolanos decepcionados com a governação". No entanto, segundo o líder político, uma comissão formada por representantes dos partidos envolvidos ainda negoceia os termos da aliança. 

"Quem olha para Angola sabe que sozinho ninguém vai a lado nenhum. Isso é impensável, com os cenários de degradação e os desafios em todos os domínios. A UNITA está a fazer a sua parte", disse à RTP. 

Em maio, a imprensa angolana noticiou que Adalberto Costa Júnior seria o número um da lista e o líder do projeto político PRA-JA, Abel Chivukuvuku, o número dois numa eventual aliança de oposição às presidenciais, citada na ocasião como Frente Patriótica Unida.

JES vs JLO: O "Último Banquete" em Angola

Saltar a secção Mais sobre este tema