1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

UNITA acusa MPLA de instrumentalizar igrejas

Adolfo Guerra (Menongue)
13 de junho de 2021

Angola vai às urnas em 2022, para as eleições gerais, e o país já parece estar em modo de pré-campanha. A UNITA acusa o MPLA de instrumentalizar Igrejas e líderes religiosos. O MPLA não responde à acusação.

https://p.dw.com/p/3upi7
Angola UNITA 2019 Kongress
Foto: DW/N. Borralho

Quanto mais as eleições gerais se aproximam, menor parece ser a separação entre líderes religiosos e dirigentes do partido no poder, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). É o que afirma Francisco Gaio Kakoma, secretário provincial da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). O maior partido da oposição em Angola fez uma ronda pela província.

"O que encontrámos e observámos durante a nossa digressão nos municípios do Mavinga, Rivungo, Dirico, Calai, Cuangar e Cuchi é lastimável. Registámos com grande preocupação que a maioria das Igrejas e seitas religiosas são usadas pelo MPLA ou pelos seus dirigentes, violando assim o primado da Constituição e da lei", disse o secretário provincial da UNITA, Gaio Kakoma.

A UNITA argumenta que o MPLA – no poder desde a independência – se confunde com o Estado. E o Estado é laico, de acordo com o artigo 10º da Constituição da República de Angola.

Se dirigentes do partido no poder usam meios do Estado para fazerem campanha com líderes religiosos, não só estariam a ir contra as regras que regem os partidos como também estariam a violar a lei mãe, acrescenta a UNITA.

A DW África contactou o departamento de informação e propaganda do MPLA, mas o partido recusou-se a falar sobre o assunto.

"É recorrente a instrumentalização"

Jeremias António, pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), confirma, no entanto, que é "recorrente" a instrumentalização de líderes religiosos.

Angola | Adalberto Costa Junior Vorsitzender UNITA-Partei
Adalberto Costa Junior é o líder da UNITAFoto: Joao Da Fatima/AFP/Getty Images

"Falando como pastor, isto tem sido recorrente para alguns políticos, sobretudo quando se aproximam campanhas. Acha-se que, entrando pela Igreja, é muito fácil obter a aceitação do eleitorado. Faço um apelo aos nossos políticos: os partidos políticos não podem instrumentalizar os ministros, muito menos os objetos de cultos, para fins de propaganda política."

O padre Elias Ndala aconselha igualmente os seus colegas a pautarem-se por um comportamento que dignifique a sua missão.

"Quando se chega em momentos pré-eleitorais, há sempre esta tendência; o que se deve esperar é que estes líderes e estas Igrejas sejam conscientemente maduras, conscientes do seu trabalho e da sua ação. Se não tiverem esta visão, serão vulneráveis a manipulações. Quem manipula, quem corrompe, precisa de encontrar fragilidade no corrompido – manipulado".

Parceria entre Governo e Igrejas

O moderador do conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e representante provincial da Igreja evangélica Baptista em Angola, o pastor Eleazar Quinhumba, vai em defesa dos associados e diz que o que acontece não é instrumentalização, mas uma parceria entre a Igreja e o Governo.

"Nós dissemos que a Igreja é o parceiro do Governo, deve ajudar o Governo".

O jurista Aguimarães Júlio, residente em Menongue, diz que não se pode falar em crime."Face a esta denúncia que a UNITA faz, desde que se confirme que o ato pelo MPLA foi praticado, há uma violação daquilo que é o princípio da laicidade, o artigo 10 não se verificou, e há uma determinada infração. Mas, na verdade, esta infração não [pressupõe] uma responsabilidade criminal."

Saltar a secção Mais sobre este tema