1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Combate à violência na Colômbia

22 de maio de 2010

40 anos de guerra na Colômbia significam quatro décadas de existência debaixo do fogo cruzado para a população deste país.

https://p.dw.com/p/NUMx
Numerosas valas comuns com os restos mortais de vítimas da violência na Colômbia são testemunha da História atribulada deste país.Foto: DW/A.Herrberg
Bananen Produktion in Kolumbien
A Colômbia é um dos principais exportadores mundiais de banana. Mas o desenvolvimento económico do país sofreu muito com a violência.Foto: dpa

Para combater a violência de guerrilheiros e para-militares, a prefeitura de Medellín, a segunda maior cidade do país, decidiu investir na sociedade civil. Em vez de tanques e helicópteros, as autoridades gastam agora dinheiro com a educação e a integração social.

Die Touristenpolizei
O turismo pode vir a ser uma fonte de rendimento, caso a Colômbia consiga garantir a paz e a segurança.Foto: Rehmsmeier

Trata-se dum programa multifacetado que inclui um plano de reinserção social para os ex-paramilitares e os ex-guerrilheiros. E medidas de infra-estrutura para os mais desfavorecidos. No bairro mais pobre de Medellín, por exemplo, foi instalado um teleférico, para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Este Contraste da autoria de Oliver Pieper faz parte da série de reportagens "Da Terra do Fogo a Tijuana", produzida pela Deutsche Welle para comemorar o bicentenário da independência de grande parte dos países da América Latina.