1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: Descoberto o maior diamante dos últimos 300 anos

Lusa
27 de julho de 2022

Um diamante rosa de 170 quilates foi descoberto numa mina em Angola pela empresa australiana Lucapa Diamond Company. Chamada "Rosa do Lulo", a pedra já é reconhecida como a maior dos últimos 300 anos.

https://p.dw.com/p/4EhkY
Foto: LUCAPA DIAMOND COMPANY LIMITED/AFP

A empresa mineira Lucapa Diamond Company anunciou esta quarta-feira (27.07) ter descoberto um diamante rosa puro numa mina em Angola, que acredita ser o maior descoberto nos últimos 300 anos, recebendo o nome de "Rosa do Lulo".

De acordo com o comunicado da Lucapa, Endiama e Rosas & Pétalas, parceiras na Sociedade Mineira Do Lulo, enviado à agência de notícias Lusa, o diamante de 170 quilates encontrado na minha do Lulo, no nordeste de Angola, é um dos maiores diamantes cor-de-rosa alguma vez descoberto e junta-se aos dois maiores diamantes já descobertos em Angola, também nesta mina.

A descoberta "histórica" deste diamante do tipo IIa, que agrupa pedras particularmente raras e puras, foi saudada pelo governo angolano, o parceiro da mina: "Este recorde e espetacular diamante cor-de-rosa de Lulo continua a mostrar que Angola é um ator importante no panorama mundial da extração de diamantes", disse o ministro dos Recursos Minerais angolano, Diamantino Azevedo.

Angola - Historischer Diamant gefunden, 170 Karat
Foto: LUCAPA DIAMOND COMPANY LIMITED/AFP

Pedra será leiloada

A pedra será vendida em leilões internacionais, devendo atingir um preço extremamente elevado.

Embora a "Rosa do Lulo" ainda precise de ser cortada e polida para atingir o seu valor total - um processo em que uma pedra pode perder 50% do seu peso, diamantes cor-de-rosa semelhantes atingiram preços elevadíssimos no passado.

Em 2017, o diamante "Pink Star", de 59,6 quilates foi leiloado em Hong Kong por 71,2 milhões de dólares, cerca de 70 milhões de euros, e continua a ser, até agora, o diamante mais caro da história.