1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Turquia prepara-se para segunda volta das presidenciais

DW (Deutsche Welle) | com agências
15 de maio de 2023

O rival de Recep Tayyip Erdogan nas eleições presidenciais, Kemal Kiliçdaroglu, prometeu hoje derrotar o atual Presidente na segunda volta, a 28 de maio. Para já, nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos.

https://p.dw.com/p/4RLrP
Foto: Kivanc El/DW

O presidente da Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, disse hoje em Ancara que já foram contados 99,4% dos votos nacionais e 84% dos votos no estrangeiro. O conservadorRecep Tayyip Erdogan, de 69 anos, tem nesta altura 49,4% dos votos, enquanto o social-democrata Kemal Kilicdaroglu conta com 45% dos votos.

Os números ainda estão sujeitos a alterações, mas, se nenhum dos candidatos conseguir ultrapassar 50% dos votos, está aberto o caminho para a uma segunda volta, a 28 de maio.

"Se a nossa nação pedir uma segunda volta, aceitaremos com prazer. E com certeza venceremos essa segunda volta", disse Kemal Kiliçdaroglu esta madrugada, na capital turca, Ancara, rodeado por representantes da coligação de seis partidos da oposição que o apoiam.

Há 20 anos no poder na Turquia, Recep Tayyip Erdogan, habituado à maioria absoluta desde 2014, desta vez "não conseguiu obter o resultado que esperava, apesar de todos os insultos" proferidos contra os rivais, sublinhou Kiliçdaroglu.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e a sua mulher, Emine Erdogan, saúdam a multidão da varanda da sede do partido AKp, após o fim da votação
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e a sua mulher, Emine Erdogan, saúdam a multidão da varanda da sede do partido AKP, após o fim da votação Foto: Metin Aktas/AA/picture alliance

Erdogan não afasta ainda vitória

Horas antes, Erdogan afirmou ter uma "clara vantagem" na corrida presidencial, não tendo afastado ainda a hipótese de obter a maioria absoluta na primeira volta.

"Embora os resultados não sejam ainda claros, lideramos a contagem com uma clara vantagem", disse o chefe de Estado turco, perante uma multidão de apoiantes em Ancara, acrescentando que graças ao voto no estrangeiro ainda tem a possibilidade de obter novamente a maioria absoluta.

Apesar disso, acrescentou que, se for necessário, está pronto para disputar uma segunda volta, afirmando: "Respeitamos este escrutínio e respeitaremos o resultado da próxima eleição".

"Não sabemos se isto vai acabar na primeira ou na segunda volta", disse o islamista Erdogan, no discurso proferido perante os apoiantes na capital turca.

O partido de Kiliçdaroglu, o CHP, acusou a agência estatal Anadolu de não fornecer dados fiáveis sobre a contagem dos votos e também disse que o partido de Erdogan, o AKP, estava a bloquear a contagem, contestando os votos nas zonas onde a oposição é mais forte.

O presidente da câmara de Ancara, o social-democrata Mansur Yavas, também afirmou que, quando se incluísse a contagem total das grandes cidades, o candidato da oposição teria a maioria absoluta para ganhar as presidenciais já na primeira volta.

Turquia pode bloquear adesão à NATO de Suécia e Finlândia