1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosAzerbaijão

Nagorno-Karabakh deixará de existir em 1 de janeiro de 2024

ms | DW (Deutsche Welle) | com agências
28 de setembro de 2023

Uma semana após a ofensiva vitoriosa do Azerbaijão no enclave maioritariamente arménio, a autoproclamada república de Nagorno-Karabakh, no Cáucaso, anunciou que vai dissolver todas as suas instituições.

https://p.dw.com/p/4WtuZ
Quase metade da população da região, estimada em 120.000 pessoas, abandonou as suas casas nos últimos dias
Quase metade da população da região abandonou as suas casas nos últimos diasFoto: Gaiane Yenokian/AP Photo/picture alliance

"Todos os órgãos do Estado e as organizações deles dependentes devem ser dissolvidos até 1 de janeiro de 2024 e a República do Nagorno-Karabakh deixará de existir", refere o decreto, assinado pelo presidente separatista da região, Samvel Shakhramanyan.

O documento afirma que os habitantes de Nagorno-Karabakh, incluindo os que se encontram fora do seu território, devem tomar nota das condições apresentadas pelo Azerbaijão para a reintegração e depois "decidir individualmente" se querem permanecer em Nagorno-Karabakh ou regressar.

O decreto cita um acordo alcançado na semana passada para pôr fim aos combates, segundo o qual o Azerbaijão permitirá a "circulação livre, voluntária e sem entraves" dos residentes da região e, em troca, desarmará as tropas de etnia arménia no enclave.

O anúncio ocorre depois de o Azerbaijão ter levado a cabo uma ofensiva militar relâmpago para recuperar o controlo total da região separatista, que obrigou os combatentes de etnia arménia da região a depor as armas.

A dissolução da autoproclamada república do Nagorno-Karabakh, que não é reconhecida, nem pela Arménia, foi uma das condições impostas pelo Azerbaijão para pôr termo à operação militar lançada no dia 19 contra o enclave, que terminou no dia seguinte com a capitulação dos Karabakhis.

À lupa: O que se passa em Nagorno-Karabakh?

Um conflito antigo

A Arménia e o Azerbaijão, duas ex-repúblicas soviéticas, entraram em guerra por causa da região entre 1988 e 1994, quando os arménios tentaram separar-se do Azerbaijão.

Os combatentes arménios venceram a primeira guerra, que terminou em 1994. Mas durante uma guerra de seis semanas em 2020, o Azerbaijão pôs fim a esse controlo e Baku retomou a maior parte da região.

Nagorno-Karabakh foi governado por autoridades separatistas arménias durante cerca de 30 anos.

Milhares de residentes deixaram as suas casas após a operação militar do Azerbaijão para recuperar o controlo da região separatista
Milhares de residentes deixaram as suas casas após a operação militar do Azerbaijão para recuperar o controlo da região separatista Foto: Vasily Krestyaninov/AP Photo/picture alliance

Êxodo rumo à Arménia

Quase metade da população da região, estimada em 120.000 pessoas, abandonou as suas casas e fugiu para a Arménia nos últimos dias, desde a ofensiva do Azerbaijão.

Atualmente há 53.629 refugiados na Arménia, de acordo com os últimos dados divulgados  pelo executivo de Erevan.

Segundo o governo, a maioria dos deslocados tem casa na Arménia ou familiares que os acolheram. Os restantes estão alojados em abrigos, hotéis, centros de acolhimento e outros edifícios na cidade de Goris, que fica perto da fronteira com o Azerbaijão.

Hoje, a Arménia acusou hoje o Azerbaijão de efetuar "detenções ilegais" entre grupos de civis que atravessam a fronteira a partir da autoproclamada República. "O Azerbaijão está a prender ilegalmente pessoas no posto de controlo, o que nos preocupa muito", afirmou o primeiro-ministro arménio, Nykol Pachynian, numa reunião do Executivo após o anúncio da detenção do antigo líder separatista Rouben Vardanian.

Um tribunal do Azerbaijão mandou deter Vardanian, antigo líder separatista do Nagorno-Karabakh, depois de o ter acusado de financiar atos de terrorismo, entre outros crimes.