1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mulheres guineenses transformam lixo em arte

Darame,Braima29 de novembro de 2012

Um grupo de mulheres da Guiné-Bissau realizou uma exposição de objetos criados a partir de lixo. Bases para mesas, malas e brincos são o resultado da reciclagem de 85 quilos de lixo recolhidos na capital.

https://p.dw.com/p/16sgy

Decorre até sexta-feira (30.11) no centro cultural do Brasil em Bissau, uma exposição de objetos de artes criados a partir de alumínio, sacos plásticos e outros detritos. Esta mostra, financiada pela Câmara Municipal de Cascais, contou com o apoio da ONG guineense ENDA Tiers Monde.

Esta ONG que defende os direitos das mulheres, em situação de saúde precária ou com um baixo nível de escolaridade, quer educar para a preservação do meio ambiente e alertar para os riscos ( por exemplo de entupimento de sarjetas que provoca inundações) resultantes do abandono de sacos plásticos.

Trabalhando com associações e de mulheres e as comunidades locais em Bissau e em Gabú, o objectivo é sensibilizar para a educação ambiental e para a reutilização ou reciclagem de lixo. "Mesmo sem um diploma universitário essas mulheres podem mudar a sociedade", afirma Delcina Na Kwi, porta-voz das mulheres artesãs.

Na mostra é possível encontrarem-se malas, brincos, cintos, bases de mesa que foram elaboradas a partir de 85 quilos de lixo, - sacos de plástico, garrafas e latas de refrigerantes - recolhidos em apenas dois bairros guineenses.

Autor: Braima Darame(Bissau)
Edição: Helena Ferro de Gouveia/ António Rocha