1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Morte de João Chamusse: Detidas mais duas pessoas no caso

Lusa
23 de dezembro de 2023

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic) anunciou a detenção de mais dois suspeitos de envolvimento no assassinato do jornalista moçambicano João Chamusse, morto há uma semana na sua residência, em Maputo.

https://p.dw.com/p/4aWS6
Morte de João Chamusse: Detidas mais duas pessoas no caso
Segundo as autoridades, outras três pessoas que tinham sido detidas suspeitas de estarem envolvidas no caso na semana passada foram restituídas à liberdadeFoto: DW

"Eles foram detidos na posse dos telemóveis e o computador pertencentes à vítima", declarou Henrique Mendes, porta-voz do Sernic na província de Maputo, durante uma conferência de imprensa esta sexta-feira (22.12).

João Chamusse, de 59 anos, foi encontrado morto no dia 14 de dezembro no quintal da sua residência, em Nsime, na província de Maputo, sem roupa e com um ferimento na nuca.

As autoridades acreditam existirem elementos "fortes" que provam o envolvimento dos indiciados, de 23 e 18 anos, incluindo o instrumento contundente que terá sido usado para assassinar João Chamusse.

"Um deles, que é confesso, alega que terá realizado alguns trabalhos na casa da vítima e não foi pago. Por isso, optou por ajustar as contas com vítima, ele era um vizinho da vítima […] O outro suspeito foi detido na posse de um dos telemóveis da vítima, em resultado do trabalho que fizemos", observou o porta-voz do Sernic.

Segundo as autoridades, as outras três pessoas que tinham sido detidas suspeitas de estarem envolvidas no caso na semana passada foram restituídas à liberdade.

Piloto comercial de formação, pela Escola Aeronáutica de Lisboa, João Chamusse era diretor editorial do jornal eletrónico “Ponto por Ponto” e comentador televisivo, caracterizando-se por uma abordagem crítica, irónica e, por vezes, cómica, sobretudo em temas de política interna.

Moçambique: Liberdade de imprensa em perigo