1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mali: Ex-Presidente Ibrahim Boubacar Keita morre aos 76 anos

Reuters
16 de janeiro de 2022

O ex-presidente do Mali Ibrahim Boubacar Keita, que liderou o país desde 2013 até à sua destituição, em 2020, morreu, este domingo (16.01), aos 76 anos, na capital Bamako.

https://p.dw.com/p/45bNK
Mali Ibrahim Boubacar Keita
Foto: AFP/L. Marin

O ex-presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, que liderou o país desde 2013 até à sua destituição, em 2020, morreu, este domingo (16.01), aos 76 anos, na capital Bamako.

"O Presidente IBK morreu esta manhã às 09:00 GMT na sua casa" em Bamako, disse à AFP um membro da sua família.

A notícia foi também já confirmada à agência de notícias Reuters pelo antigo ministro da justiça do governo de Boubacar Keita.

A causa da morte não é ainda conhecida.

No final do mês de setembro, os médicos do Presidente deposto solicitaram que Boubacar Keita viajasse para os Emirados Árabes Unidos para receber tratamento médico, após um curto AVC. Keita regressou ao país no final de outubro.

Keita - ou 'IBK', como era conhecido - tinha 76 anos e subiu ao poder em 2013 na sequência de eleições nas quais superou mais de duas dezenas de candidatos e recebeu 77% dos votos. Em agosto de 2020, foi deposto por um golpe militar e anunciou, algumas horas depois, a sua demissão e a de todo o Governo numa declaração transmitida pela televisão nacional.