1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Liga dos Direitos Humanos preocupada com ameaças a deputado

Lusa
12 de novembro de 2021

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto Silva, mostra-se preocupado com as ameaças à vida de José Carlos Monteiro. O deputado denunciou o caso do "avião suspeito" no aeroporto de Bissau.

https://p.dw.com/p/42wL4
Foto: Privat

Augusto Silva reuniu-se esta sexta-feira (12.11) com o deputado, que denunciou ter sido a presidência guineense a instituição que pediu a autorização de aterragem no aeroporto de Bissau, no passado dia 29 de outubro, de um Airbus A340.

Na quinta-feira, o deputado afirmou, no hemiciclo, que está a ser alvo de ameaças de morte na sequência da denúncia que fez. Em declarações na terça-feira no Parlamento, o deputado tinha defendido que é preciso "imputar responsabilidade, porque o avião não pode entrar no país sem que se saiba o que trouxe e os que o trouxeram saíram do país".

"Fomos ao aeroporto, com os elementos da minha comissão, e fomos recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Aviação Civil. Disse-nos que na verdade o avião está arrestado", afirmou.

O deputado referiu que o presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Aviação disse aos responsáveis da comissão que recebeu um pedido de aterragem no aeroporto Osvaldo Vieira de um avião proveniente da Gâmbia e que o "pedido foi feito pelo chefe de gabinete do Presidente da República".

Ameaças em exercício de funções

"A Liga ficou preocupada porque trata-se de um deputado no exercício das suas funções. Ele confirmou-nos que efetivamente recebeu várias ameaças com chamadas telefónicas e sentiu-se perturbado", disse Augusto Silva, em declarações à agência de notícias Lusa à porta do Parlamento guineense.

Augusto Mário da Silva.
Augusto Silva, presidente da Liga Guineense dos Direitos HumanosFoto: DW/B. Darame

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos referiu ainda que José Carlos Monteiro, deputado da bancada do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), no Governo, prometeu continuar a exercer as funções de presidente da comissão especializada do Parlamento para as áreas de Defesa e Segurança.

Ao denunciar as alegadas ameaças, o deputado admitiu colocar o lugar de presidente da comissão especializada à disposição da sua bancada para que fosse nomeado um outro parlamentar.

Augusto Silva sublinhou ter manifestado solidariedade ao deputado, a quem exorta no sentido de continuar a trabalhar para o "apuramento de toda a verdade material" relacionada com a chegada do avião e o conteúdo da carga que tem a bordo.

"O cidadão guineense quer saber efetivamente toda a verdade relacionada com esse avião", notou o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos.

Augusto Silva disse ter sugerido ao deputado que, se for caso disso, o Parlamento poderá pedir ajuda internacional para o esclarecimento dos contornos do caso do avião que continua estacionado na zona militar do aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau.

Em declarações à Lusa, o presidente da Liga aproveitou para instar o ministro do Interior, Botche Candé, no sentido de garantir segurança pessoal ao deputado, bem como aos elementos da comissão que averigua o caso.

Dez anos depois, semáforos na principal avenida de Bissau