1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Jovens angolanos: Livres e prontos para mais uma manifestação

14 de outubro de 2011

Os jovens detidos e condenados em setembro por se manifestarem contra o presidente José Eduardo dos Santos foram postos em liberdade esta sexta-feira (14.10.). Agora, prometem regressar às ruas.

https://p.dw.com/p/Rr5q
"Estaria ainda mais satisfeito se tivéssemos um governo sério", segundo um dos jovens libertadosFoto: Fotolia/Speedfighter/DW Grafik

Os 19 condenados em setembro, na sequência de uma manifestação contra o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foram libertados esta sexta-feira. O Tribunal Supremo de Angola, órgão de recurso dos advogados de defesa, concluiu que "as provas levadas aos autos não eram suficientes para servir de acusação", declarou David Mendes, advogado de defesa dos jovens. Um dos manifestantes agora libertados lembrou que "apesar de a justiça ter falhado, agora, felizmente, estamos em liberdade". Outro jovem acrescenta que estaria mais satisfeito ainda "se tivéssemos um governo sério".

A luta continua

Anti Angola Proteste in London
Angolanos também protestaram em Londres no início do ano (07.03.) contra o governo angolanoFoto: Huck

Em setembro, já outras manifestações tiveram lugar em sinal de solidariedade com os jovens detidos e condenados. Agora; está prevista uma outra para este sábado (15.10.), em que os libertados poderão estar presentes. Desta vez, também em solidariedade com o jornalista William Tonet, como explica David Mendes: "Quer dizer que eles estão com a moral no alto, particularmente por sentirem que a sociedade não os abandonou, nós, os advogados, não os abandonámos". E continua: "Eles acham que o processo social, em que estão envolvidos, não terminou".

De volta às ruas

Até sábado (15.10.), o diretor do jornal Folha Oito, William Tonet, tem de pagar cem mil dólares de indemnização, na sequência de uma acusação de difamação e calúnia por parte de três generais. Caso o jornalista não consiga juntar o valor, poderá ser preso.

Para além da manifestação prevista para este sábado, no próximo dia 18 de outubro, altura em que José Eduardo dos Santos vai falar na Assembleia Nacional, os jovens pretendem voltar às ruas e protestar.

Autor: Manuel Vieira (Luanda)
Edição: Carla Fernandes/Marta Barroso