1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Concentração em vez da marcha que foi proibida

Pedro Borralho (Luanda)21 de agosto de 2015

Depois de proibida pelo Governo Provincial de Luanda, a nova marcha dos familiares dos 15 ativistas detidos vai ser convertida numa concentração no Largo 1º de Maio, no dia do aniversário do Presidente da República.

https://p.dw.com/p/1GJfH
Marcha dos familiares dos ativistas a 8 de agostoFoto: DW/P. Ndomba

Previsto para o dia 28 de agosto, data de aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos, o protesto das mães e familiares dos presos políticos vai converter-se numa concentração para exigir a liberdade dos jovens.

Em entrevista a DW África, Henriqueta Diogo, esposa de Benedito Jeremia, um dos ativistas detidos, confirma que o grupo vai mesmo realizar o protesto. Como o Governo Provincial de Luanda (GPL) mandou proibir a marcha, “retificamos a carta com o pedido, vamos sair no mesmo dia e antes das 19 horas” em conformidade com a lei, confirma Henriqueta que acrescenta que desta vez “não vai ter marcha”.

Concentração no Largo 1° de Maio

Como a marcha foi proibida, a alternativa encontrada pelos familiares vai ser “uma concentração no Largo 1º de Maio, às 15 horas" declara a esposa de Benedito Jeremia.

A esposa do ativista, garante que todas as senhoras estão dispostas a sofrer em troca da liberdade dos presos políticos. "O Presidente estará a festejar naquele momento. Mas nós estaremos a sofrer. Neste momento não temos nada a temer porque os nossos familiares estão a sofrer e nós vamos sofrer com eles", assegurou Henriqueta Diogo que está preparada para pedir a liberdade dos jovens no dia em que o Presidente José Eduardo dos Santos vai estar a festejar o seu aniversário.

“Não lhes compete dizer que autoriza ou não autoriza"

Contactado pela DW, o advogado Salvador Freire da Associação Mãos Livres, disse que o Governo de Luanda deve criar condições que protejam os manifestantes e não proibir o que está consagrado na Constituição da República.

Nito Alves
Ativista Nito Alves, um dos 15 detidos em junhoFoto: Maka Angola

“Não lhes compete dizer que autoriza ou não autoriza” esclarece o advogado, “os próprios manifestantes, no seu direito, podem processar o governo da província de Luanda, porque não pode impedir um ato consagrado na nossa Constituição", reiterou Salvador Freire.

Familiares dos ativistas vão fazer uma concentração em vez da marcha

A DW África tentou obter um comentário por parte do Governo Provincial de Luanda mas não teve sucesso.