1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: "Guerra de fake news" nas redes sociais?

15 de agosto de 2022

Na reta final da campanha eleitoral, especialistas alertam para notícias falsas nas redes sociais, sobretudo entre militantes da UNITA e do MPLA, os dois principais partidos concorrentes às eleições gerais 24 de agosto.

https://p.dw.com/p/4FWpo
Symbolbild I BigTech I Social Media
Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto/picture alliance

"É um fenómeno mundial. Em épocas eleitorais, em todos os países do mundo, ninguém foge disso, temos a presença das 'fake news'", diz Osvaldo Mboco, autor do livro "As Eleições em Angola – De 1992 até Aos Nossos Dias", em entrevista à DW África.

No caso concreto de Angola, das oito formações políticas concorrentes ao pleito de 24 de agosto deste ano, o MPLA, o partido no poder, e a UNITA, o maior partido da oposição, lideram a lista das notícias falsas a circular nas redes sociais e na imprensa, considera Wilsony dos Santos, autor do livro "Comunicação – O Espelho de Um País". 

"São visíveis muitas notícias falsas sobre um ou outro candidato que está ligado a um partido político. Sobretudo, os principais, aqueles que fazem e compõem o arco do poder em Angola que é a UNITA e o MPLA", afirma.

JLO e ACJ no centro das "fake news"

O também consultor de media e professor universitário aponta um exemplo, supostamente praticado pelos seguidores da UNITA contra o líder dos "camaradas", João Lourenço.

"Há uma notícia que andou a rolar, por exemplo, de que o Presidente João Lourenço não iria aceitar ou participar de um debate com o principal candidato da oposição, Adalberto Costa Júnior, de que os debates não levam comida à mesa. Foi uma invenção porque, no fim do dia, compilado aquilo que foi o discurso do Presidente João Lourenço, em nenhum momento ele teria feito essa afirmação", explica Wilsony dos Santos.

O autor aponta outro exemplo de notícia falsa, alegadamente protagonizado pelos militantes do MPLA contra o candidato da UNITA a vice-Presidente da República, Abel Chivukuvuku: "O candidato a vice-Presidente da República pela chapa da UNITA esses dias viu fazer uma conversa que não é verdadeira, até porque ele desmentiu logo a seguir, mas que foi manipulada e veiculada em quase todas as redes sociais como que tivesse tido uma abordagem diferente daquilo que é a do candidato Adalberto Costa Júnior".

Contornar as notícias falsas

Estando a campanha eleitoral na semana crucial, advinha-se que a guerra das notícias falsas, sobretudo na imprensa, vai ganhar força. 

Por isso, Osvaldo Mboco aconselha aos eleitores das 18 províncias de Angola a conferir os factos antes de consumir qualquer informação aparentemente falsa. 

"É importante saber lidar e saber contornar as várias informações que supostamente são falsas dentro das redes sociais", avisa.  

Eleições Angola 2022: "Vão gostar ou já está?"

 

 

Saltar a secção Mais sobre este tema