1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Atividades do 45º aniversário da independência são suspensas

Marcio Pessôa
21 de agosto de 2020

Comunicado dos organizadores sugere que “hino milionário” dos 45 anos da independência de Angola poderá ser revisto. Comemorações simbólicas com menos participantes devem ser organizadas para lembrar a data histórica.

https://p.dw.com/p/3hK45
Angola Protest für Frieden in Luanda
Largo da independência em Luanda, AngolaFoto: DW/P. Borralho Ndomba

A comissão interministerial responsável pela organização do 45º aniversário da independência nacional de Angola decidiu cancelar uma série de eventos previstos no cronograma de ações para a celebração no dia 11 de novembro. 

Segundo nota divulgada à imprensa, a decisão foi tomada considerando a "situação epidemiológica do país”. Foram cancelados o ato central - previsto para decorrer no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda - e os desfiles cívico e militar.

Há poucas semanas, o contrato celebrado entre o Governo e uma empresa privada para a criação do hino alusivo aos 45 anos da independência foi duramente criticado em Angola. A produção da canção custaria 148 mil kwanzas, mais de 200 mil euros.

A nota informa que  a campanha de comunicação e marketing, nomeadamente a produção de material de propaganda e da música oficial, entre outros itens, será reestruturada.  No entanto, não deixa claro se haverá qualquer alteração no contrato com a empresa e nos custos da produção do hino.

Celebrações simbólicas

O comunicado informa que serão marcadas "celebrações com atos de natureza simbólica, que não envolvam a participação massiva de cidadãos e não se constituam em foco de propagação” do coronavírus.

Os atos provinciais e de representações diplomáticas no exterior alusivos ao aniversário da independência também serão reconfigurados, e também serão simbólicos para garantir presença reduzida de pessoas.

A comissão interministerial declara que "continuará a trabalhar no sentido de garantir que as ações comemorativas ao 45º aniversário independência nacional de Angola decorram, enquanto marco de transcendental importância para a memória coletiva do povo angolano, num clima de harmonia”.

Covid-19: Angolanos com necessidades especiais pedem apoios

Saltar a secção Mais sobre este tema