1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
DesastresMoçambique

Centenas de casas alagadas após chuvas na Ilha de Moçambique

Lusa
13 de abril de 2024

Centenas de casas de zonas baixas da Ilha de Moçambique estão alagadas devido à chuva intensa que se regista desde a noite de quinta-feira na província de Nampula, norte do país.

https://p.dw.com/p/4eig9
O mau tempo não causou qualquer vítima mortal, mas centenas de casas estão alagadas (foto de arquivo)
O mau tempo não causou qualquer vítima mortal, mas centenas de casas estão alagadas (foto de arquivo)Foto: Romeu da Silva/DW

"Na zona insular, praticamente podemos dizer 80% das casas dos oito bairros que temos foram afetadas. Mas também temos bairros afetados na zona continental. Não é uma situação nova devido às características da zona e o nível do mar", disse o presidente do município da Ilha de Moçambique, Momade Ali.

O mau tempo não causou qualquer vítima mortal, mas centenas de casas estão alagadas e pelo menos duas famílias tiveram de abandonar as residências após desabarem parcialmente ou totalmente devido à chuva, estando atualmente a serem apoiadas pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), acrescentou a mesma fonte.

"Neste momento, estamos a trabalhar com motobombas para retirar a água das zonas residenciais. Mas é um trabalho um pouco difícil porque são máquinas manuais", acrescentou o autarca, que destaca uma "forte solidariedade" entre as comunidades locais face à situação.

Ilha de Moçambique

A histórica Ilha de Moçambique, situada a pouco mais 180 quilómetros da cidade de Nampula (capital provincial), alberga mais de 83 mil habitantes, 11 mil dos quais nos oito bairros da parte insular e 72 mil nos 22 bairros da zona continental.

A Ilha de Moçambique foi a primeira capital moçambicana, permanecendo de pé diversos monumentos históricos que agora estão a ser recuperados no âmbito de diversos projetos para proteção do património, alguns dos quais apoiados pelo governo português.

INGD explica estratégia para superar período das chuvas

Em 1991, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) considerou a ilha de Moçambique Património Mundial da Humanidade.

Riscos

Moçambique vive um pico do período chuvoso, com as autoridades a alertarem para o risco de inundações devido ao mau tempo em diversos pontos do país nas últimas semanas.

A atual época chuvosa em Moçambique, que começa em outubro, já provocou a morte de 135 pessoas e afetou outras 116.334, indica-se num relatório consultado pela Lusa.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas globais, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.