1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Benim: Ecoturismo ao serviço da população

23 de julho de 2011

No Benim, na África Ocidental, os habitantes já perceberam que o turismo é um meio de subsistência que pode contribuir para a redução da pobreza. No Parque Nacional de Pendjari, o ecoturismo trouxe muitas mudanças.

https://p.dw.com/p/Pjry
No Norte do Benim, os habitantes desenvolveram uma nova consciência ambientalFoto: DW

A agricultura domina 80% do território do Benim. No entanto, a vida é difícil para os agricultores. O turismo deverá, por isso, abrir portas para novas fontes de rendimento. Ao mesmo tempo, a Natureza também deve ser protegida. Ecoturismo é a palavra-chave.

No Parque Nacional de Pendjari, no Norte do país, ecoturismo é sinónimo de impacto mínimo sobre a Natureza, mas também significa mostrar a Natureza tal como ela é. O Parque de Pendjari é uma das reservas naturais mais ricas da África Ocidental. A extensa área, com 275 mil hectares, foi classificada em 1986 pela UNESCO como reserva da biosfera.

Existe um programa para a conservação e gestão dos recursos naturais da região de Pendjari. O programa é apoiado por organizações não governamentais alemãs como a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ). Juntos, os parceiros de cooperação do Benim e da Alemanha querem mostrar à população local as vantagens do uso consciente e eficaz da sua localização geográfica.

Uma co-produção da autoria de Godjouri Bello Allou da Radio Deeman Parakou e de Yann Durand da Deutsche Welle, apresentada por Madalena Sampaio.

Autora: Madalena Sampaio

Edição: Johannes Beck