1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola negoceia cogestão de parques naturais com ONG

Lusa
22 de setembro de 2021

Área de provável cogestão compreende parques naturais no corredor para a região do Okavango-Zambeze. Presidente João Lourenço salienta que Governo busca financiamento e experiência em parceira com a ONG African Parks.

https://p.dw.com/p/40dx9
Portugal Joao Lourenco angolanischer Präsident
Foto: DW/J. Carlos

O Presidente angolano disse que o país iniciou negociações com a ONG African Parks para uma parceria público-privada para a cogestão de longo prazo e desenvolvimento dos parques naturais de Luengue-Luiana e Mavinda, no sudeste de Angola.

João Lourenço, que discursava em Washington na gala anual da International Conservation Caucus Foundation (ICCF), sublinhou que aqueles parques naturais formam um corredor de ligação a outras zonas protegidas da região transfronteiriça protegida do Okavango-Zambeze. 

Segundo o Presidente angolano, esta região é a última fronteira selvagem no sul de África, que compreende rios e lagos, que abastecem o delta do Okavango, no Botsuana, e 'habitats' naturais críticos para migração das maiores populações de elefantes que restam no continente africano, e que começam a regressar para Angola, vindos da Namíbia, Botsuana e Zâmbia.

 "A African Parks trará o financiamento e a experiência técnica necessárias para conservar e administrar essas vastas áreas que estão sob crescente ameaça de desmatamento, fogo e caça furtiva", realçou João Lourenço.

Botswana Fluß Okavango
Região do Delta do Okavango, no BotswanaFoto: Getty Images

Corredores ecológicos

O chefe de Estado angolano sublinhou que parceria funcionará como uma proteção, debaixo da qual atuarão alguns dos atuais parceiros internacionais e locais, como a Panthera, a Acadir, a DBDS, sendo estes os que têm prestado apoio na preservação dos felinos e das comunidades que ali se encontram. 

João Lourenço disse acreditar também que a Fundação dos Parques da Paz, de que Angola é membro, continuará a apoiar o Secretariado Executivo do Projeto Okavango-Zambeze, e a implementar, no futuro, ações em parceria, no formato que se pretende. "Angola será o terceiro signatário do Protocolo contra o Tráfico Ilícito de Espécies da Flora e Fauna Selvagens, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional", disse João Lourenço.

De acordo com o Presidente angolano, ao assinar este protocolo, Angola continuará empenhada no combate aos crimes ilegais contra a vida selvagem. "Sendo parte da Fundação de Proteção dos Elefantes albergaremos, neste mês de setembro, o conselho, onde faremos o balanço das ações relacionadas com a implementação dos instrumentos de salvaguarda da biodiversidade", frisou.

BG - Naturkontakt während des Lockdowns
Botswana tem o santuário do Chobe, com zona de preservação dos elefantesFoto: picture-alliance/blickwinkel/McPHOTO/F. Scholz

Emissão de gás

Para o chefe de Estado angolano, com a abertura de corredores ecológicos, os elefantes poderão circular livremente entre as fronteiras dos países que formam o projeto transnacional Caza [Projeto Transfronteiriço de Conservação Okavango-Zambeze], pois do lado angolano se continuará a envidar esforços conjugados com a Halo Trust e outros parceiros internacionais para a completa desminagem das áreas de conservação.

João Lourenço disse que Angola preparou vários eventos internacionais, de que se destacam as visitas de campo para os grandes investidores internacionais interessados em oportunidades de conservação no país. 

No que diz respeito às alterações climáticas, informou João Lourenço, Angola está aberta a trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos da América, com a União Europeia, com a União Africana e com outros parceiros, numa estratégia comum de redução da emissão global de carbono e na criação de um ambiente sustentável para as gerações vindouras.

Plantas de Angola na Alemanha