1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Surto de conjuntivite afeta milhares de alunos

Lusa
22 de março de 2024

Um total de 544 professores de várias escolas da província de Sofala, centro de Moçambique, contraíram conjuntivite hemorrágica, surto que está a afetar o país. Uma escola teve de encerrar, anunciaram hoje autoridades.

https://p.dw.com/p/4e2OI
Symbolbild Bindehautentzündung
Foto: Andrey Popov/Pond5 Images/IMAGO

"Nós temos uma plataforma em que todos os dias fazemos atualização de dados [sobre a contração da conjuntivite hemorrágica] em todos os distritos (...). Temos 13.165 alunos infetados e 544 professores", disse hoje Sarita Chinai Fainde, a Coordenadora do Departamento de Nutrição e Saúde Escolar da direção provincial de Educação de Sofala.

"No caso de uma escola que encerrou, temos uma equipe a trabalhar no assunto", avançou a responsável, em declarações aos jornalistas na Beira.

Há ainda registo de 45 técnicos de educação afetos aos serviços distritais e 21 na direção provincial de Educação que também contraíram conjuntivite hemorrágica.

"Como setor da educação, estamos cientes da existência deste problema de conjuntivite e a direção provincial tem participado em alguns encontros com o setor da saúde para debater como podemos prevenir este surto", frisou. 

Também hoje o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, alertou, em Maputo, que o surto de conjuntivite que afeta várias regiões do país está a condicionar a produtividade das empresas.

IST - não é necessário ter vergonha

Emergência

"A emergência do surto de conjuntivite está a afetar a produtividade laboral. As empresas têm estado a dispensar os funcionários afetados, que ficam mais de 15 dias em casa, afetando o desempenho das empresas", disse Vuma, ao intervir em Maputo na primeira sessão plenária ordinária da Comissão Consultiva do Trabalho, que também junta o Governo.

O Ministério da Saúde indicou recentemente que aumentaram para aproximadamente 17 mil os moçambicanos infetados pelo adenovírus que causa a conjuntivite hemorrágica, particularmente nas províncias de Nampula e de Sofala.

"As empresas são parte da sociedade, e como tal, têm responsabilidades, não somente pelo facto de o recurso mais precioso ser o trabalhador, mas também pelas famílias que são o garante do mercado para os produtos por si produzidos. Nesta senda, em jeito de solidariedade face à conjuntivite hemorrágica que está a afetar a nossa população, queremos apelar que a comunidade se una, e estejamos atentos às diretrizes emanadas pelas autoridades de saúde para mitigar a propagação deste mal e proteger a saúde de todos", apelou Vuma.

Em 11 de março, segundo dados oficiais, pelo menos sete províncias moçambicanas tinham casos de conjuntivite, a maior parte dos quais em Nampula, no norte de Moçambique. Entretanto, só no Hospital Central da Beira, província de Sofala, a maior unidade de saúde do centro do país, registava-se um acumulado de 2.800 casos de conjuntivite até 19 de março.