1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Conjuntivite hemorrágica afetou 230 profissionais de saúde

Lusa
20 de março de 2024

As autoridades de saúde da província de Sofala anunciaram hoje que 230 profissionais do Hospital Central da Beira (HCB) contraíram conjuntivite hemorrágica desde a eclosão do surto em fevereiro.

https://p.dw.com/p/4dwge
Foto ilustrativa
Foto ilustrativaFoto: Andrey Popov/Pond5 Images/IMAGO

Ana Tambo, diretora clínica do Hospital Central da Beira (HCB), maior unidade sanitária do centro de Moçambique, deu o ponto de situação esta quarta-feira (20.03): "Até o dia de ontem, 19 de março, tivemos um cumulativo de 2.800 casos, destes podemos falar que 10% [total de 230] são profissionais de saúde porque eles não ficaram de fora, apanharam também a conjuntivite hemorrágica, e tivemos um cumulativo de três internamentos por complicações diversas".

Avançou que, apesar de alguns destes profissionais estarem a regressar ao trabalho, por registarem melhorias, a maioria dos infetados são os afetos aos setores de atendimento e de oftalmologia, onde os riscos de contaminação são maiores.

"Temos redução do nosso efetivo porque, por exemplo, os colegas que estavam a trabalhar aqui na oftalmologia e no atendimento da conjuntivite todos eles apanharam e tivemos que refazer as nossas escalas", frisou. 

Aumento de casos

Localmente, o surto de conjuntivite hemorrágica tem vindo a agravar-se, admitiu, ultrapassando os 150 casos por dia, sobretudo na cidade da Beira. "Estou a falar de 230 profissionais de saúde que apanharam a conjuntivite, mas a medida que o tempo passa eles também estão a voltar. Só ontem, dia 19 de março, tivemos um registo de 192 novos casos", apontou.

Ainda assim, desde fevereiro, apenas três pacientes tiveram de ser internados, segundo a diretora clínica do HCB. "O primeiro caso que internou foi por perfuração da córnea e já está de alta, mas 'a posteriori' poderá precisar de uma cirurgia para reparação. O outro teve úlcera da córnea e já está completamente curado, só vamos fazer o acompanhamento para ver se vai surgir alguma complicação ou não, e o último internou por inflamação intensa. Todos estão fora de perigo", frisou Ana Tambo. 

As autoridades de saúde em Moçambique avançaram recentemente que sete províncias do país, nomeadamente Maputo, Inhambane, Cabo Delgado, Nampula, Niassa, Zambézia e Sofala estão afetadas por este surto de conjuntivite.

O Ministério da Saúde indica ainda que aumentaram para aproximadamente 17 mil os moçambicanos infetados pelo adenovírus que causa a conjuntivite hemorrágica, particularmente nas províncias de Nampula e de Sofala.