1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Treze mortos em ataque em zona separatista do Senegal

Lusa | AFP | EFE
7 de janeiro de 2018

Um grupo armado matou 13 jovens em Casamansa, uma região do sul do Senegal que sofre há 35 anos um conflito armado. Presidente Macky Sall classificou o ataque de "inusitada barbárie".

https://p.dw.com/p/2qSxJ
Foto: picture-alliance/Godong/P. Lissac

A Presidência do país confirmou em comunicado o ataque, que aconteceu no sábado (06.01), classificando-o como uma "inusitada barbárie".

"Este ato deliberado contra civis indefesos ocorre apenas uma semana depois do apelo solene do presidente da República (Macky Sall) a uma paz definitiva em Casamansa, sem vencedores nem vencidos", lê-se na nota de imprensa divulgada ontem (06.01) e que não aponta suspeitos.

"Elementos armados atacaram jovens que procuravam madeira numa floresta de Bayotte, nos arredores da comunidade de Boutoupa. Foram mortos 13 e dois conseguiram escapar", declarou à agência noticiosa France-Presse (AFP) fonte dos serviços de segurança em Ziguinchor, capital regional da Casamansa, ao confirmar a informação avançada em primeira mão pela agência noticiosa senegalesa (APS, oficial).

"Terão ultrapassado a zona tampão que separa as posições do exército senegalês e a dos combatentes do MFDC (Movimento das forças democráticas de Casamansa), a rebelião independentista armada”, indicou a APS, que não citou fontes.

Segundo a APS, outros nove jovens foram "gravemente feridos durante o ataque, quando Casamansa registava desde há vários anos uma acalmia".

Os corpos foram transportados para a morgue do hospital regional de Ziguinchor, para onde também foram enviados os feridos graves.

Ataque após libertação de combatentes do MFDC

Este ataque ocorreu um dia após a libertação de dois combatentes do MFDC, libertados pelo exército na sequência de uma mediação da comunidade de Sant 'Egidio de Roma entre o Estado senegalês e os combatentes do MFDC. Nos seus votos de ano novo no domingo, o chefe de Estado senegalês tinha emitido um apelo aos rebeldes de Casamansa para o prosseguimento de conversações na perspetiva de "uma paz definitiva". 

A rebelião pela independência de Casamansa, que decorre desde 1982, provocou milhares de vítimas civis e militares, a ruína económica da região e motivou ainda milhares de deslocados e refugiados.

O sonho senegalês