1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente angolano reitera empenho no combate à corrupção

Lusa
8 de setembro de 2020

O Presidente angolano, João Lourenço, renovou esta terça-feira o seu compromisso na luta contra a corrupção, que está a ser levada a cabo "com sentido de justiça e imparcialidade necessária".

https://p.dw.com/p/3iB9m
Foto: Getty Images/M. Spatari

Discursando na abertura da reunião extraordinária do Conselho de Ministros que analisou o impacto da Covid-19 em Angola, João Lourenço abordou a questão do combate à corrupção, bandeira que levantou durante a campanha eleitoral.

"O combate contra a corrupção em Angola é uma realidade, de facto, e de fácil constatação no dia-a-dia, através das ações dos cidadãos, do Ministério Público e dos tribunais, um pouco por todo o país, não só para combater possíveis atos criminosos, que já terão sido praticados, como também para prevenir que venham a acontecer hoje ou amanhã, caso a sociedade fique pouco vigilante", referiu.

Recuperação de ativos

De acordo com João Lourenço, esta luta está a ser levada a cabo "com determinação, sentido de justiça e a imparcialidade necessária, que garante não haver perseguidos, por um lado, nem protegidos, por outro".

"As autoridades competentes não recuarão na sua determinação de levar avante a luta contra a corrupção e a impunidade, responsabilizar criminalmente os presumíveis criminosos e recuperar os ativos ilicitamente adquiridos e que lesaram o Estado angolano, não importando onde eles estejam, em Angola e no estrangeiro", asseverou.

O chefe de Estado angolano explicou que "este objetivo se alcança com o trabalho, paciência e alguma discrição, onde o mais importante é deixar que as autoridades competentes realizem o seu trabalho e apresentem ao público, não os passos que vão sendo dados de algum tempo a esta parte, mas o resultado final deste trabalho.

"Sobre esta matéria de recuperação de ativos, o Estado não está a dormir, está-se a trabalhar arduamente e estamos otimistas que seremos bem-sucedidos", garantiu João Lourenço.

Mesmo com JLO, angolanos não acreditam no fim da corrupção

Saltar a secção Mais sobre este tema